O atletismo dentro do contexto escolar pode ser considerado um conteúdo de fundamental importância, pois as capacidades e habilidades motoras por ele exploradas servem de auxilio e de base para o aprimoramento e a execução de movimentos que serão utilizados em outras modalidades esportivas.
Discuta-os com os alunos, buscando construir um conceito sobre o esporte. Deixe que eles se manifestem. Complemente, corrija equívocos e responda às perguntas que surgirem. Escolha uma das modalidades para trabalhar com a turma, como a corrida de velocidade, que pode ser feita de uma extremidade à outra da quadra.
Dados esses que são evidenciados em outras pesquisas, como a de Silva e Sedorko (2011), na qual 81% dos professores afirmaram que a principal dificuldade para o ensino do atletismo é a falta ou limitação do espaço físico; bem como o estudo de Xavier e Maciel (2013), cujo 90% dos docentes declararam não ter material e ...
O objetivo básico do atletismo é correr mais rápido, saltar mais e arremessar mais longe que seus adversários. ... Temos também a marcha atlética, e a maratona a mais longa e conhecida do público. Depois temos os lançamentos de dardo, de disco, e de martelo e o arremesso de peso.
O atletismo como qualquer outra modalidade física traz uma série de benefícios à saúde. O praticante exercita quase todos os músculos do corpo, ganha qualidade de vida e manutenção ou recuperação da própria saúde.
Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. ... O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé.
O atletismo surgiu como esporte na Grécia Antiga em 776 a.C., ano que a primeira Olimpíada da história foi realizada, na cidade de Olímpia. Chamada de stadium pelo gregos, Coroebus foi o vencedor da prova cujo percurso tinha 200 m. Leia Olimpíadas.
O atletismo teve origem entre os gregos, na época dos antigos Jogos da Grécia e, com o tempo, foi ganhando diferentes categorias. O atletismo é um esporte com provas de pista de campo e marcha atlética. Antigamente, as provas disputadas eram as de corrida e lançamento de disco, feitos de pedra ou bronze.
São Paulo - De acordo com a Confederação Brasileira da modalidade, o atletismo tem suas bases em movimentos naturais do ser humano: correr, saltar e lançar. Nesse sentido, o esporte envolve corridas, saltos em distância (vertical e horizontal) e lançamentos de pesos.
O atletismo é de suma importância para o desenvolvimento humano como um todo, além de ser a modalidade esportiva mais antiga já praticada pelo homem, são desenvolvidas nessa prática noções básicas de espaço e locomoção, como caminhar, correr, saltar, tendo assim, um amplo domínio sobre seu próprio corpo auxiliando no ...
Os saltos horizontais do atletismo são os saltos: distância e triplo.
Nos Jogos Olímpicos, os saltos se dividem em seis tipos....Eles definem a posição em que o atleta deve iniciar e concluir o seu salto.
Há quatro provas de salto em uma competição de atletismo: o salto em altura, o salto com vara, o salto em distância e o salto triplo. O salto em altura e o salto com vara são chamados de saltos verticais.
Há diferença entre eles, exemplo: O salto a distância tem o objetivo de chegar o mais distante possível; o salto com vara utiliza uma vara longa e flexível para alcançar altura, e passar por cima de uma barra.
Durante a execução, as etapas do salto avaliadas pelos árbitros são a posição inicial e a aproximação, a saída do trampolim ou plataforma, a fase de voo, a entrada na água e, no caso das disputas em dupla, a sincronia dos saltadores.
Salto Ornamental é um esporte individual que consiste em saltar de uma plataforma elevada, fixa ou não (trampolin), em direção a uma piscina, realizando uma série de movimentos acrobáticos e estéticos. Tem uma certa semelhança com a ginástica olimpíca. A altura da plataforma, em competições, chega a 10 metros.
Há três posições básicas no salto ornamental: esticada (em que o corpo todo permanece em linha reta), carpada (em que o corpo se dobra nos quadris, mas as pernas ficam retas) e grupada (em que os joelhos se flexionam em direção ao peito).
Movimentos e posições corporais
A categoria de saltos possui duas especialidades : a primeira é o salto em distância, que faz com que o atleta corra numa pequena pista e ganhe impulso para saltar numa caixa de areia. ... Além dessas categorias , a maratona e a marcha atlética estão incluídas nos jogos Olímpicos, e são feitas nas ruas da cidade sede.
O salto pode ser executado para frente ou para trás, nas posições estendida, carpada, grupada ou semigrupada, podendo ou não ser combinado com piruetas (rotações no eixo longitudinal do corpo).
O salto sobre a mesa faz parte das competições feminina e masculina. O aparelho é composto por uma mesa levemente inclinada com 1,2m de comprimento e 95cm de largura. Nas provas femininas, a mesa fica posicionada a 1,25m do chão e, na competição masculina, a 1,35m.
A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.
No solo feminino as apresentações são acompanhadas de música (a ser escolhida pela atleta), e alguns aparelhos são exclusivos das mulheres: barras assimétricas e trave. Também existem aparelhos exclusivos masculinos: cavalo com alças, barras paralelas, argolas e barra fixa.
As apresentações na trave são muito populares nos eventos. Um pulo de lobo, um salto mortal para trás, e um rolamento com desmontagem estão entre os muitos movimentos de equilíbrio que são amplamente praticados.