O SGA promove revisões do processo produtivo e sua relação com o meio ambiente, social e econômico, identificando as atividades poluidoras, desperdício de matéria-prima e energia e organiza uma sistemática de monitoramento do Sistema.
A gestão ambiental cria oportunidades à empresa de adicionar valor e obter vantagem competitiva mediante o reconhecimento público, economia de custos ou ganhos adicionais, enquanto alivia o impacto do seu processo produtivo no ambiente. (AULER, 2002).
Alguns dos benefícios na implantação da ISO 14001 na melhoria do desempenho ambiental de uma organização são: melhoria da imagem, redução dos riscos com penalidades legais e acidentes, melhoria da administração e maior controle dos processos organizacionais; demonstrar à comunidade e partes interessadas a existência de ...
São benefícios da adoção de uma Gestão Ambiental, exceto: Abertura de mercados (competitividade). Controle de processos. Relacionamento com comunidades. Melhor visibilidade.
Os benefícios econômicos e estratégicos da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pelas empresas podem refletir-se tanto em ganhos de mercado como em redução de custos, além de facilitar o acesso às fontes de recursos e à entrada nos mercados internacionais, principalmente europeu e norte-americano.
O Sistema de Gestão Ambiental tem como objetivo promover uma maior compreensão, organização e planejamento das ações de uma empresa ou indústria, sobre os impactos dos seus produtos e serviços no meio ambiente.
ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental. ... A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
A Norma ISO 45001:2018 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Requisitos com Orientação para Uso, foi publicada em março de 2018. O documento fornece um conjunto robusto e efetivo de processos para melhorar a segurança do trabalho nas cadeias de suprimentos locais, locorregionais e globais.
A Norma ABNT ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços.
ISO 14000 é constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. Estas normas são conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que é definido pela ISO (International Organization for Standardization).
Por meio da ISO 14000, busca-se garantir e equilíbrio e proteção ambiental, amenizando os efeitos que a poluição possa causar para a sociedade e o meio ambiente onde atuam as empresas que recebem a certificação.
O objetivo geral da ISO 14000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais.
Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. ...
É uma norma internacional que possui diretrizes sobre Responsabilidade Social, o objetivo desta norma é fazer com que vários tipos de organizações (grandes ou pequenas) tenham objetivos em comum, sendo entre eles: Encontrar o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, progresso social e prestação ambiental.
A NBR 16001 é uma norma de sistema de gestão, passível de auditória, estruturada em requisitos verificáveis, permitindo que a organização busque a certificação por uma terceira parte, o que não ocorre com a ISO 26000 que é uma norma de diretrizes.
Embora seja uma norma, a ISO 26000 serve como orientação não certificável, que "pretende auxiliar as organizações a contribuírem para o desenvolvimento sustentável", além de aconselhar as organizações a observarem as diversidades sociais, ambientais, econômicas, jurídicas, culturais, políticas e organizacionais dos ...
Ao contrário de outras normas da série ISO, a ISO 26000 não é destinada à certificação, mas pode trazer vários benefícios às organizações que seguirem as suas diretrizes, como: melhorias das práticas de gestão de risco; melhoria da competitividade; melhoria de relacionamento com as partes interessadas; maior ...
Quais são os principais temas abordados por meio da ISO 26000?
Como obter certificação ISO 26000? Diferentemente de normas como a ISO 14001 ou a ISO 9001 que são certificáveis, a ISO 26000 não possuí um programa de certificação. Como já dito anteriormente, trata-se de uma norma orientativa, que apresenta recomendações.
São eles: accountability ou responsabilização; transparência; comportamento ético; respeito pelos interesses das partes interessadas; respeito pelo estado de direito; respeito pelas normas internacionais de comportamento; respeito aos direitos humanos.
A SA 8000 é uma norma de certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas de responsabilidade social no local de trabalho. ... A ABNT NBR 16001 é uma norma que estabelece requisitos para um sistema de gestão da Responsabilidade Social.
Bens de consumo e varejo Auditorias de responsabilidade social. A SGS reduz seus riscos de sourcing através da verificação da capacidade de seus fornecedores em satisfazer seus requerimentos contratuais de qualidade, quantidade e entrega.
A SA 8000 é uma norma de certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho.
Elabora campanhas de sensibilização interna, relatórios de acompanhamento e atas de reunião. Cria oficinas de capacitação para facilitadores e realiza o gerenciamento da equipe.
É uma ferramenta de gestão que permite as empresas avaliar práticas e performances e se comparar com empresas do seu setor de atuação e com as de outros segmentos industriais.
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é baseada na busca das organizações em realizar suas atividades com uma conduta ética, levando em conta aspectos culturais da natureza, da saúde, da economia e da educação. ...