O planejamento ambiental é uma ferramenta de gestão importante na prevenção e solução de problemas socioambientais, inclusive na instalação de aproveitamentos hidrelétricos (AHEs).
Processo de busca do desenvolvimento urbano por meio de ações da administração pública e da iniciativa privada. OBJETIVO: Propor diretrizes para o crescimento e desenvolvimento da cidade de modo a elevar a qualidade de vida de seus habitantes, através dos instrumentos legais de que dispõe.
Desde que há Brasil, há algum tipo de administração do território. O estado de São Paulo, por exemplo, torna obrigatória a realização de plano diretor a todos os seus municípios já em 1969 (determinação que viria a ser cumprida no prazo por apenas 13,3% dos municípios). ...
Segundo Brian McLoughlin, ideário das bases do planejamento urbano sistêmico, a sequência de etapas que devem ser seguidas durante o processo são: Avaliação preliminar. Formulação dos objetivos. ... Avaliação das alternativas.
A expressão “planejamento urbano” vem da Inglaterra e dos Estados Unidos, e marca uma mudança na forma de encarar a cidade e seus problemas. ... Brian McLoughlin, em seu clássico livro “Urban & regional planning: a systems approach” (MCLOUGHLIN, 1969), lança as bases do planejamento sistêmico.
As origens modernas do planejamento urbano estão em um movimento social pela reforma urbana que surgiu na última parte do século XIX como uma reação contra a desordem da cidade industrial. ... O planejamento urbano surgiu como uma disciplina acadêmica nos anos 1900.
O termo que conhecemos hoje como planejamento é moderno e surgiu no século XX, por volta de 1923, na antiga URSS. ... Quando chega a necessidade de adequar a escola ao movimento do capitalismo o ato de planejar é incorporado ao campo educacional (MESQUITA; COELHO, 2008, p. 164).
Rio de Janeiro
O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana.
Somente na segunda metade do século 20, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado.
O plano diretor deve ser elaborado e discutido pelo Poder Executivo Municipal e, posteriormente, transformado em lei pelo Poder Legislativo. É o instrumento básico para execução da política de desenvolvimento urbano.
A faixa salarial do Planejador Urbano fica entre R$ 5.
Políticas públicas afetam diretamente a vida da sociedade a todo momento e o urbanismo não fica de fora dessa realidade. A cidade de São Paulo, por exemplo, é vítima de um planejamento urbano de baixa qualidade, que gera um aumento na taxa de letalidade, causada por mortes prematuras da população.
Entende-se por centro urbano a região mais ativa de uma cidade, onde se concentra a atividade comercial e financeira.
O centro das grandes cidades são, geralmente, a parte mais antiga delas, onde a urbanização e o povoamento se iniciou. Sendo assim, é no centro da cidade que se encontram os prédios mais antigos, a arquitetura de outra época e as memórias mais valiosas de sua cidade.
As metrópoles são centros urbanos de grande porte e caracterizam-se pelo poder de atração e influência que exercem sobre um grande número de cidades em seu entorno. ... Grande metrópole nacional – No Brasil, apenas um centro urbano figura nessa categoria: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro.
Os principais centros urbanos estão tão grandes que passaram a ser chamados de megacidades, ou seja, agrupamentos com mais de 10 milhões de habitantes, como São Paulo, Cidade do México, Seul, Xangai, Nova Délhi e Londres. ... Por volta de 2015, cerca de 350 milhões de pessoas estarão vivendo nessas megacidades.
Em sua maioria, são cidades médias, com população de 100 a 500 mil habitantes, apesar de existirem cidades grandes (com mais de 500 mil habitantes), que também recebem o título de centro regional. Exemplos: Aracaju, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Maceió, Natal, São Luís e Teresina.
O centro, em geometria, é o ponto que está no meio de uma figura geométrica. ... Já na esfera, é o ponto do qual equidistam todos os pontos que pertencem à superfície. Um triângulo, em particular, possui vários centros, entre eles: ortocentro, baricentro, incentro e circuncentro.
A ferramenta pode ser acessada pelo site www.sidra.ibge.gov.br e permite a consulta de praticamente todos os dados de estudos e pesquisas realizados pelo Instituto.
De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (fundado em 1973), a área urbana é aquela em que há várias edificações (casas, prédios, comércio), habitantes (moradores, consumidores) e famílias que contribuem para a manutenção da sociedade.
Neste caso, para procurar os bairros da sua cidade, utilize a ferramenta de pesquisa do navegador (Ctrl+F e digite o nome da cidade). Observação: nem todas as cidades terão os dados disponíveis. Apesar de ter uma extensa quantidade de informações, o SIDRA requer um tempo para se acostumar com os filtros de pesquisa.
Dados Estatísticos
O “Meu Município” é um portal público e gratuito que organiza e disponibiliza dados dos municípios brasileiros, é possível encontrar dados de contas de receitas e despesas bem como indicadores gerenciais. Em linhas gerais, fale um pouco mais sobre a história do Meu Município e de seus objetivos.