Atividade 5: A palavra “gabinetismo” foi criada por meio da palavra “gabinete”, à qual se adicionou o sufixo -ismo. Esse termo significa “tornar as coisas dignas de gabinete”, ou seja, de serem tratadas com burocracia, racionalismo.
O Manifesto Pau-Brasilreivindicava uma linguagem natural, avesso ao bacharelismo e pedantismo, conclamava a originalidade nativa. ... Além disso, eram várias as reflexões que o manifesto continha de cunho estético, isto é, direcionadas especificamente à poesia.
O texto onde não é possível identificar a adoção da proposta do "Manifesto da poesia do Pau-Brasil" trata-se do texto 4, pois nele não há exaltações culturais da riqueza brasileira e nem traços estéticos do manifesto.
O Movimento do Pau-Brasil é um movimento nativista, que defendia a poesia brasileira de exportação. Tal como o pau-brasil foi o primeiro produto brasileiro a ser exportado, Oswald de Andrade desejava que a poesia brasileira se tornasse um produto cultural de exportação; daí a escolha do nome do movimento.
O que representam essas imagens em relação à proposta do manifesto para a literatura da época? Resposta: Representam diferentes aspectos da cultura e da identidade nacional que, segundo o texto, deveriam ser incorporados à literatura.
Manifesto Pau-Brasil: escrito por Oswald de Andrade, publicado no jornal “Correio da Manhã”, em 18 de março de 1924, apresentou uma proposta de literatura vinculada à realidade brasileira e às características culturais do povo brasileiro, com a intenção de causar um sentimento nacionalista, uma retomada de consciência ...
Oswald de Andrade
Oswald de Andrade foi um dos escritores mais importantes do modernismo brasileiro. Com a ajuda do amigo e também escritor Mário de Andrade, foi um dos fundadores do movimento modernista, iniciado oficialmente na Semana de Arte Moderna em 1922.
22 de outubro de 1954
22 de outubro de 1954
17 de janeiro de 1973
64 anos (1890–1954)
11 de janeiro de 1890
São Paulo, São Paulo, Brasil
O autor estreou na prosa em 1922, com o romance "Os Condenados". Trata-se do primeiro volume da intitulada Trilogia do exílio, que incorpora ainda as obras "Estrela do Absinto" e "Escada Vermelha".