RESUMO: As aves são de extrema importância para o meio ambiente, elas desenvolvem importante papel na natureza como, polinização de plantas, dispersão de sementes, controle de pragas, entre outros.
As aves, além de serem animais que possuem certa beleza, segundo ANDRADE (1997) são de grande importância para a vida humana e a natureza. São importantes no controle de insetos, e de populações de ratos e cobras, auxiliam na coleta do lixo e de animais mortos.
Alimentam-se de pragas que atacam nossas plantações e pastagens, atuam no combate aos ratos, cobras e insetos, polinizam flores e disseminam sementes, fornecem alimentação ao homem, transmitem harmonia, beleza e inspiração e, indiretamente, exercem outras contribuições ao meio ambiente.
A maior e mais significativa importância das árvores é a ambiental, pois são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta, desempenham funções vitais como o controle da temperatura, aumento da umidade do ar, maior controle das chuvas, qualidade da água dos mananciais, controle de erosão, manutenção da ...
As aves são importantes polinizadores e dispersores de sementes, 'plantando' árvores naturalmente e contribuindo para a manutenção do equilíbrio e diversidade do ambiente”, afirma. Além disso, diversas espécies de aves controlam pragas ao se alimentarem de insetos que podem ser prejudiciais à agricultura.
Os répteis e os anfíbios são animais muito importantes para o equilíbrio ambiental. As temidas serpentes controlam populações de ratos, enquanto os lagartos se alimentam de uma grande variedade de insetos e ainda servem de alimento para alguns animais vertebrados.
Nunca solte animais domésticos em parques e áreas públicas. Eles são grandes predadores de aves e outros animais. Castre seus animais para evitar filhotes abandonados. Aproveite todo espaço disponível de sua propriedade para plantar plantas que servem de alimento e abrigo para aves.
O reino animalia tem grande importância ecológica e econômica. Os animais fazem parte da cadeia alimentar e sã importantes para manter um ecossistema em equilíbrio. Há animais polinizadores, dispersores de sementes e frutos. Interagem com todos os organismos e uma verdadeira relação ecológica.
O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos. Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.
→ Reino Animalia ou Metazoa: Nesse reino estão organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Como exemplo de representantes, podemos citar o homem, as esponjas, as águas-vivas e os peixes.
As principais características do reino animal consistem na presença de membrana nuclear, por isso chamados de seres eucariontes, são multicelulares, ou seja, seu organismo é formado por muitas células com funções distintas. ... Eles se nutrem de outros seres vivos, mas sem sempre são outros animais.
14- (UNESP) São exemplos dos mais importantes filos do Reino Animal: poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados.