- A diversidade genética dentro de uma espécie é de fundamental importância e necessária para manter a diversidade de espécies na natureza. - A diversidade genética é fundamental para que populações de organismos vivos se adaptem ao meio ambiente.
Biodiversidade genética inclui a variação existente nos genes dentro de uma mesma espécie. Já a biodiversidade ecológica é toda aquela existente nos ecossistemas, habitats naturais e comunidades.
A diversidade não está correlacionada ao número de indivíduos por hectare (densidade) da população, mas sim com conjunto de espécies e com o seu número de representantes. Já a riqueza, destaca o número de indivíduos de determinada espécies.
No entanto, segundo a Convenção da Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas (ONU), a biodiversidade é “a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas terrestres e aquáticos, e a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas“.
Durante a ECO 92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, foi instaurada a Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB). ... Isso porque a Convenção da Biodiversidade engloba a biodiversidade em três níveis: ecossistemas, espécies e recursos genéticos.
Os biólogos da conservação pesquisam e educam sobre as tendências e processos de perda de biodiversidade, extinção de espécies, e o efeito negativo que têm sobre a manutenção do bem-estar da sociedade humana.
Dimensionando a diversidade biológica Quando falamos de diversidade biológica, duas coisas precisam ficar bem claras: 1 – As espécies apresentam grupos e táxons distintos que as tornam diferentes; 2 – Dentro de cada grupo há caracteres distintos, que podem ser iguais ou diferentes aos de outros grupos.
Resposta. Bio significa vida e diversidade é a variedade. Diversidade biológica ou biodiversidade são todos os tipos de vida que se encontram na Terra,a variedade de vida existente no planeta Terra,incluindo mamíferos,onívoros,etc.
A biodiversidade relaciona-se, entre outros fatores, com a diversidade de espécies e também com as variações presentes dentro da mesma espécie. Biodiversidade refere-se às diferentes espécies de seres vivos que vivem em uma região, bem como à diversidade existente entre esses seres vivos.