Os traços culturais considerados foram: receptividade ao estrangeiro, orientação para o curto prazo, aversão à sistematização do trabalho, personalismo, protecionismo, aversão à incerteza, jeitinho brasileiro e formalismo.
Alguns traços culturais são simples objetos, ou seja, cadeira, mesa, brinco, colar, machado, vestido, carro, habitação etc. Os traços culturais não materiais compreendem atitudes, comunicação, habilidades.
Após a revisão de todos os estudos ora expostos é possível destacarmos aqueles que seriam os traços da cultura brasileira os quais essencialmente permeiam as organizações no Brasil: o jeitinho, a distância do poder e hierarquia, a flexibilidade, plasticidade, formalismo e personalismo.
Combinação dos traços culturais, isto é, diversos objetos produzidos, bem como as instituições criadas para que as manifestações culturais ocorram, por exemplo, o carnaval de rua de Salvador, na Bahia, possui trios elétricos, abadas, mas também uma rede de organizações que vendem ingressos, a prefeitura que arrecada ...
Na cultura popular, cabe de um tudo: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, jogos, brincadeiras, artesanato, culinária tradicional etc. Transmitida de geração em geração, de forma oral ou por imitação, ela nasce do conhecimento, dos costumes e das tradições de um povo.
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
Significado de Popular adjetivo Que pertence ao povo; que concerne ao povo. Que recebe aprovação de povo; que tem a simpatia da maioria. Muito conhecido; notório: cantor popular. Feito ou pensado para atender às necessidades do povo, do público geral.
Criatividade, imaginação, frescura, ditado popular.
Lubricidade; qualidade do que se opõe à decência, ao pudor. Devassidão; que age de maneira desregrada sexual ou moralmente. Etimologia (origem da palavra licenciosidade).
Coroa - É um termo jocoso atribuído a pessoas com mais de 40 anos. Mas a expressão vem do latim corona, círculo, roda. Em termos físicos, é o ornamento de formato circular usado sobre a cabeça como símbolo de poder e legitimidade - até mesmo em concursos de beleza.
Significado de Licencioso adjetivo Indisciplinado; que se comporta desregradamente; que não cumpre normas. Libidinoso; contrário à decência, ao pudor: versos licenciosos, conduta licenciosa. Devasso; que é desregrado moral ou sexualmente. substantivo masculino Pessoa desregrada, indisciplinada, libidinosa ou devassa.
Significado de Desregramento Comportamento devasso; em que há libertinagem; depravação. Etimologia (origem da palavra desregramento).
adjetivo Que tem existência verdadeira, e não imaginária: a vida real. De teor autêntico; genuíno: preciso ter uma conversa real com ele.