O filme radiográfico compreende quatro componentes básicos: Uma base plástica, feita de acetato de celulose claro e transparente que atua como um suporte para a emulsão, mas não influi na imagem final. Uma camada protetora de gelatina transparente para proteger a emulsão de acidentes mecânicos. ...
3. Lâmina de chumbo – Uma fina lâmina de chumbo que é posicionada na parte posterior do filme (lado oposto ao da exposição pelos raios X). A função dessa lâmina é absorver a radiação secundária e se necessário, identificar (através de marcas) o posicionamento errado do filme para a incidência.
O tempo mínimo para o enxágüe ou banho interruptor é de aproximadamente 30 segundos. As temperaturas de todas as soluções devem ser mantidas próximas da emulsão. Após o enxágüe, o filme deve ser novamente escorrido de maneira que a menor quantidade possível de liquido seja transferida para o fixador.
Agentes reveladores desta forma são chamados de: agentes de “composição química de redução”. Estes tratam de neutralizar os íons de prata quando agregam elétrons a eles. ... Os componentes químicos do revelador, interruptor, e fixador utilizados na revelação são classificados como.
As processadoras automáticas incorporam vários sistemas, os quais transportam, revelam e secam o filme, alem de reforçar e recircular as soluções de revelação. Tem a função de transportar o filme através das soluções do revelador e do fixador e pelas seções de lavagem e secagem.
Alguns líquidos, após abertos, ficam escuros. ... O líquido em contato com o oxigênio oxida e consequentemente pode escurecer e perder as propriedades de revelação e fixação.
Fator #1: Densidade A densidade radiográfica, também conhecida como densidade óptica, é o grau de enegrecimento da imagem. Ou seja, ela é responsável pelo escurecimento dos exames. Quanto maior for a densidade, mais escura será a imagem.
Quanto mais o filme é exposto aos Raios-X, mais escuro ele se torna após o seu processamento, portanto mais denso ficará; tempo de exposição curtos resultam em radiografias de baixa densidade (claras). ... São os matizes de preto, branco e cinza resultantes de uma radiografia com diferentes exposições aos Raios X.
FILMES RADIOGRÁFICOS 1. QUANTO À LOCALIZAÇÃO - São classificados em: intrabucais, extrabucais, e dosimétricos.
Desta forma, estes cristais são quimicamente alterados, e o conjunto deles constitui achamada imagem latente, que é invisível. As alterações produzidas pelos fótons de raios x (ou luz)tornam os cristais sensíveis a ação química do processo de revelação, que converte a imagemlatente em uma imagem visível ou manifesta.
Imagem latente é uma imagem que foi gravada por um processo químico em chapa ou filme fotográfico sensibilizado pela ação da luz, e que só vem a ficar visível depois de revelada em um banho apropriado.
Questões de Concursos
- Infecções latentes - O vírus persiste numa forma "não infecciosa” com períodos intermitentes de reactivação. O período de latência de uma virose é definido como o período em que o vírus permanece no organismo sem provocar manifestações clínicas. Geralmente no período de latência não há detecção de partículas virais.
Proveniente do latim "latente", o adjetivo de dois gêneros relaciona-se a "o que permanece escondido", "que não se manifesta", "oculto", "encoberto", "subentendido".
Significado de Latente adjetivo Que não se manifesta; que não está aparente; oculto. [Por Extensão] Cuja existência foi reprimida; que se mantém escondido ou disfarçado: paixão latente.