Desta forma, a maneira mais eficiente de saber se é possível consultar a CNH pelo CPF é entrando no site do Detran do seu estado. Basta entrar no google e digiar “Detran + a sigla do seu Estado”.
Primeiramente, o número da CNH aparece escrito como “Nº Registro”. Ele fica abaixo da foto do motorista. Ao lado esquerdo dele, fica a validade da sua CNH.
Para acessar este novo serviço, vá em www.detran.sp.gov.br, opção “Serviços online, acesse todos aqui”, em seguida “Certidões e autenticidade da CNH” e “Confirme a autenticidade de uma CNH”. Não precisa de login ou senha para acessar este serviço. A CNH é um dos documentos mais completos do país.
A taxa para receber o documento em domicílio é de R$ 11 e o prazo de entrega é de até sete dias úteis. Após ser aprovado nos exames e pagar as taxas, basta entregar os documentos no posto de atendimento onde a renovação foi solicitada. Na capital, o prazo para emissão da nova CNH é de até três dias.
Enquanto aguardo a Carteira Nacional de Habilitação – CNH posso dirigir portando somente o protocolo de renovação da CNH? Não. A CNH é documento de porte obrigatório pelo condutor*. Sua falta, no ato de uma fiscalização, é motivo de autuação**.
Para recuperar a CNH cassada ou suspensa, o condutor precisa fazer o curso de reciclagem determinado pelo Detran de seu Estado. De acordo com o artigo 261 do CTB, o documento será devolvido a seu titular imediatamente após cumprida a penalidade (tempo de suspensão) e o curso de reciclagem.
Consequências e penalidades Se um condutor com a carteira suspensa dirigir durante o período da suspensão, a ele será aplicada a cassação da CNH, além de uma multa de R$ 880,41. O que acontece, então, é que ele deverá ficar mais 2 anos sem dirigir.