Nas seleções, é muito claro: a dinâmica de grupo serve para avaliar características dos candidatos que dificilmente seriam percebidas em uma entrevista individual. Por exemplo, se ele tem algum traço de liderança, poder de persuasão e bom raciocínio lógico, caso essas sejam qualidades desejadas na vaga em questão.
Objetivos da dinâmica em grupo em processos seletivos Os principais objetivos das dinâmicas em grupo são: conhecer melhor o perfil comportamental dos candidatos, identificar habilidades e verificar se possuem competências específicas, que são aquelas que a empresa está buscando.
A dinâmica em grupo serve justamente para saber como o candidato se comporta junto a outros colegas. Se o candidato apresentar indiferença ou falta de interesse no que o outro tem a dizer, saiba que esse comportamento pode ser repetido caso ele seja contratado.
1. Apresentação individual. Com o objetivo de conhecer o candidato e analisar sua capacidade de organizar ideias, sua fluência verbal e o seu nível de criatividade, esse tipo de dinâmica pede que o candidato exponha, de forma resumida, informações importantes e relevantes sobre sua vida pessoal e profissional.
Primeiro eles selecionam e você recebe um e-mail. O processo seletivo da empresa Outback é realizada somente nas segundas-feira, tendo que preencher uma ficha a partir das 15h e em seguida passando por uma entrevista.
Dinâmica de grupo é toda atividade que se desenvolve com um grupo e tem por objetivo integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento entre as pessoas. ... Os jogos são excelentes mecanismos utilizados na transmissão e fixação da aprendizagem.
Confira quais sinais podem mostrar se você mandou bem na entrevista:
A Dinâmica de Grupo é uma área das ciências sociais, em particular da sociologia, psicologia e antropologia que utiliza métodos científicos para estudar os fenômenos que ocorrem em grupos. De origem grega, a sua expressão significa ação, força, energia e foi primeiramente utilizada pelo psicólogo Kurt Lewin (1973).
Lewin propõe a seguinte equação, para explicar o comportamento humano: C = f (P,M), onde o comportamento (C) é função (f) ou o resultado da interação entre a pessoa (P) e o meio ambiente (M) que a rodeia. O homem é na Teoria do Campo produto do meio (campo) presente e da energia que possui em determinado momento.
A aplicação prática da dinâmica de grupo (ou da tecnologia da dinâmica de grupo) consiste no uso do conhecimento dessas forças, para conseguir alguma finalidade. ... Em 1945, para atender a essa necessidade, fundou o Centro de Pesquisas de Dinâmica de Grupo da Universidade de Michigan.
Esse artigo descreve os processos grupais, conceito da psicologia social que procura estudar a interação social, manifestações do comportamento de uma pes- soa com outras, ou pela simples expectativa da tal interação. A história de vida do indivíduo é a história de pertencer a inúmeros grupos sociais.
Alguns aspectos dos processos grupais que podemos destacar, conforme Alexandre (2002), são coesão, cooperação, conflito, formação de normas, liderança, status e papel social.
Especificações