Enquanto as plantas C4 tem desempenho constante em temperaturas que variam entre 10 e 40o C, as C3 apresentam uma queda linear em desempenho quando se aumenta a temperatura.
Algumas plantas só florescem em determinada estação do ano, pois elas dependem de fatores relacionados com a luz e o escuro para florescerem. ... As plantas de dia curto são aquelas que precisam ficar expostas à iluminação por um tempo inferior ao seu fotoperíodo crítico para que ocorra a floração.
Como as plantas sabem a época em que devem florescer? O estímulo ambiental que as plantas utilizam com mais frequência é o foto período, isto é, a relação entre a duração dos dias (período iluminado) e das noites (período escuro). A resposta fisiológica a essa relação é chamada fotoperiodismo.
FLORAÇÃO. A FLORAÇÃO pode ocorrer em poucas semanas após germinação, nas plantas não perenes (monocárpicas). Pode ocorrer anos após a fase juvenil, nas plantas perenes. Pode ser induzida por pelo mecanismo autônomo, quando for controlada por condições endógenas .
Quanto ao fotoperiodismo, as plantas podem ser classificadas em: → Plantas de dias curtos – plantas que florescem quando os dias são mais curtos e o período de escuridão é maior. ... → Plantas indiferentes – florescem em qualquer época do ano, independente do período luminoso. Exemplo: tomate.
Os fitocromos são pigmentos proteicos responsáveis pela absorção de energia da luz e influenciam a floração e a germinação das sementes. ... Os fitocromos ocorrem nas plantas em uma quantidade bem inferior em relação a outros pigmentos, como a clorofila.
O fotoperiodismo é a capacidade do organismo em responder a determinado fotoperíodo, isto é, a períodos de exposição à iluminação. Nos vegetais o fotoperiodismo influi no fenômeno da floração e, conseqüentemente, no processo reprodutivo e formação dos frutos.
Por esta razão, a soja é considerada planta de dia curto. A sensibilidade ao fotoperíodo ainda é uma importante restrição para uma adaptação mais ampla da soja. Em função dessa característica, a faixa de adaptabilidade de cada cultivar é variável à medida que se desloca em direção ao norte ou ao sul.
Os eventos que ocorrem no ápice do caule e que forçam o meristema apical a produzir flores são coletivamente denominados de EVOCAÇÃO FLORAL (resgate voluntário feito pela memória genética). As características dos meristemas do caule em Arabidopsis mudam com o desenvolvimento.
A abscisão de frutos imaturos, comum no cultivo da mangueira, tem como causas, além dos problemas fitossanitários, a incompatibilidade na fertilização, competição por assimilados e estresse hídrico. ... O etileno é considerado o maior responsável pela abscisão de frutos durante a frutificação.
A 3ª fase “florada, chumbinho e expansão dos frutos” inicia normalmente a partir de setembro com o reinício das chuvas da primavera, que induzem a floração principal do café e vai até dezembro. Temperatura elevada associada a déficit hídrico durante a florada pode causar abortamento das flores.
primavera