EXORRÉICA => quando o escoamento das águas se faz de modo contínuo até o mar ou oceano, isto é, quando as bacias desembocam diretamente no nível marinho; Ex : Rio Uruguai. ... A drenagem subterrânea acaba por surgir em fontes ou integrar-se em rios subterrâneos.
Um rio (do latim rivus) é um curso de água, usualmente de água doce, que flui por gravidade em direção a um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo d'água. ... O rio faz parte do ciclo hidrológico.
As águas continentais são corpos de água que se encontram em terra firme e estão integrados por dois grandes ecossistemas: Lênticos, formados por águas tranquilas, como lagos, pântanos, represas e mangues, entre outros e Lóticos, formados por correntes de água, tais como córregos e rios.
As águas continentais são aquelas presentes na superfície da Terra. Do montante de água que existe em nosso planeta, uma pequena parcela está presente em regiões continentais. Essas águas estão distribuídas em rios, lagos e geleiras.
Águas continentais são todas aquelas que se acumulam na Terra formando geleiras, lagos e rios, que são de grande importância para todos os seres vivos. Os rios é o mais importante armazenador de água continental entre todos os outros sendo o rio Amazonas o eixo de ligação das regiões.
Estas formações lacustres são muito usadas para pesca, atividades esportivas e recreativas, além de servirem para abastecimento de água para uso doméstico e agrícola (caso de lagos de grande porte). Em regiões de clima frio e polar, muitos lagos costumam congelar nas estações frias do ano.
R-Em rios, lagos e geleiras. 2-Por qual motivo a água continental é chamada de água doce? R - Porque a maior parte das águas continentais contém menos sais minerais dissolvidos que as águas oceânicas.
Eles desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, como fontes de água e nutrientes, e no próprio ciclo da água.