O tecido epitelial desenvolve variadas funções, tais como proteção, absorção, secreção e excreção. Ele é encontrado revestindo órgãos, além de ser responsável pela formação das glândulas.
As células estão intimamente ligadas por meio dos complexos unitivos ou juncionais, há escassez de material intercelular (matriz extracelular) e há o que chamamos de polaridade celular (polo apical - aquele voltado para a luz do órgão e polo basal - aquele em contato com a membrana basal).
O desmossomo, também chamado de mácula de adesão, é uma junção que apresenta a função de ancoragem, permitindo, portanto, que uma célula fique aderida a outra. Ele apresenta-se como uma estrutura em forma de disco, que é observada em uma célula e na adjacente a ela.
Em específico as células de defesa atacam proteínas chamadas de caderinas, proporcionando a ruptura dos desmossomos. Com essa ruptura as células da pele e de mucosas se separam, resultando na formação de bolhas e acúmulo de líquido.
As junções celulares consistem de complexos multiproteícos, que proporcionam o contacto entre as células vizinhas, ou entre uma célula e a matriz extracelular. Elas também constroem a barreira paracelular do epitélio e controlam o transporte intracelular.
Quando observamos as células animais, verificamos três principais tipos de junções intercelulares: junções aderentes, desmossomos e junções comunicantes. Essas estruturas estão relacionadas com várias funções, como a ancoragem e a troca de informação.
Funcionalmente falando, as junções podem ser classificadas em três tipos: Junções de adesão, também chamadas de junções aderentes, zônulas de adesão. ... Junções de comunicação, chamadas também de junções apertadas, junções ocludentes, junções comunicantes ou junções gap.
Quando há um conjunto de células realizando a mesma função e com características semelhantes, ocorre a formação de um tecido. ... Vários órgãos interligados e realizando funções que juntas contribuem para um determinado objetivo formam os sistemas.
Tais funções ocorrem em virtude de especializações presentes nas regiões mediadas pela membrana plasmática e envoltórios celulares, denominadas junções intercelulares, sendo: os desmossomos, as zônulas oclusivas (junções oclusivas), as zônulas de adesão e os nexos (junções comunicantes). Não pare agora...