Para Iudícibus (2004, p. 194) “A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo)”.
A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um documento contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial. Trata-se de uma ferramenta utilizada também para analisar se o negócio em questão está sendo lucrativo ou está trazendo prejuízo.
A estrutura da DRE segue o seguinte esquema: Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...
O DRE permite que o gestor compreenda o desempenho financeiro da empresa e avalie a sua capacidade de geração de fluxo de caixa, além de permitir a tomada de decisões com vista a melhorar os resultados futuramente. ... Mas, é a análise conjunta delas que vai mostrar as informações mais importantes para o gestor.
A DRE (demonstração do resultado do exercício) é uma ferramenta contábil utilizada para verificar a saúde financeira da organização, que visa mostrar o lucro ou prejuízo da empresa em um certo período. ... Ou seja, a demonstração do resultado do exercício é responsável por mostrar a saúde financeira do negócio!
Uma ferramenta fundamental para um diagnóstico da saúde financeira de sua clínica é a Demonstração do Resultado do Exercício. É nesse documento que são apresentados os lucros e despesas obtidos pela clínica em um determinado período. Para um acompanhamento interno, a demonstração pode ser elaborada mensalmente.
A DRE ajuda a visualizar informações relevantes da empresa e agir rumo a um melhor desempenho. Você pode, por exemplo, comparar as vendas entre 2 períodos e, caso tenha acontecido uma diminuição, investir no marketing a fim de garantir uma maior presença no mercado.
O Resultado Operacional representa o lucro da empresa com suas operações e desconsidera juros e impostos. O Resultado Líquido é a subtração do Resultado Operacional com as Despesas Financeiras.
Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).
Esse resultado é obtido após a redução de valores dos impostos sobre as vendas e, se houver, devoluções efetuadas por clientes. Como a palavra “operacional” refere-se às atividades principais da empresa, no Resultado Líquido Operacional apenas constam as suas vendas.
A receita bruta é o valor que se obtém com a venda de um produto, ou com a prestação de um serviço. E a Receita Operacional Líquida é o valor que se obtém com a venda de um produto, ou com a prestação de um serviço, após deduções de impostos sobre a venda do produto ou prestação do serviço.