Um resumo apresenta os principais aspectos de um texto original. A resenha tem o objetivo de construir as relações de propriedade do objeto analisado. ... Diferente da resenha, o resumo não pode conter opiniões, a não ser que sejam do autor do texto original.
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
O que muita gente não sabe é que existe uma pequena diferença entre os resumos e fichamentos. Enquanto o primeiro tem a função principal de sintetizar e reunir as principais informações, o outro aproveita as citações do texto para desenvolver e completar o pensamento do autor com suas próprias conclusões.
A resenha é um gênero textual sucinto, cuja principal característica é tecer, de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto. ...
A composição de uma resenha exige a obediência às seguintes estruturas: O parágrafo de introdução deve ser breve e contextualizar o autor, o assunto da obra lida, seus objetivos e relevância para um leitor que manifeste interesse pelo assunto. A resenha de uma obra pode manifestar crítica ou não.
O título atribuído à resenha deve estar centralizado, em negrito, tamanho 12, com letras maiúsculas e não deve ultrapassar duas linhas; no caso de subtítulo, observar letras maiúsculas e minúsculas. Não se coloca ponto final em títulos.
► Formatação do texto: No manuscrito, atentar para normas ABNT, tais como: 3,0 cm nas margens superior e esquerda e 2,0 cm nas margens inferior e direita; espaçamento entrelinhas duplo, Fonte Times New Roman 12, recuo de parágrafos de 1,25 cm.
Como deve ser a formatação da resenha crítica?