Principais causas de oscilação de energia Devido à resistência dos cabos de energia, quando a fonte geradora – no caso, o transformador - fica muito longe, faz com que a tensão caia repetidas vezes. Outro fator que explica essas oscilações de energia é que é impossível manter a mesma tensão em todas as instalações.
O principal problema de um fio neutro interrompido é que quando isso ocorre temos um comportamento do circuito onde a tensão elétrica pode elevar e com isso a queima de equipamentos e eletrodomésticos é praticamente inevitável se estes não forem fullrange (bivolt).
Desligue computadores que não estão usando no-breaks e adie para depois da oscilação no fornecimento de energia os trabalhos que dependem da eletricidade. Desconecte os aparelhos da tomada elétrica para ajudar a protegê-los contra reduções ou picos de energia que podem ocorrer após a flutuação de potência.
Se você está sofrendo com quedas de energia e possui fusíveis na instalação, procure fazer a substituição pelos disjuntores. ... Justamente por interromper a corrente elétrica para evitar um superaquecimento e até mesmo acidentes mais graves, como incêndios, é comum que o disjuntor desarme em algumas situações.
Normalmente as subtensões são causadas pelas exigências de energia na inicialização de equipamentos elétricos tais como máquinas, elevadores, motores, compressores, ar condicionados, etc.
Subtensão – É uma queda do nível do sinal elétrico. A tensão existe, mas seu valor é muito menor que o esperado. Em cidades onde o fornecimento de energia é baseado na tensão de 110/120 volts, uma subtensão seria o valor abaixo de 100 volts.