Para sua execução, são necessários, pelo menos, dois subgrupos de HDs em RAID 1, que são agregados em um único RAID 0. Assim, o arranjo total permite que os dados sejam gravados em todos os discos simultaneamente, sendo que cada subgrupo fica com um disco para produção e outro para espelhamento.
O RAID 1 não oferece um aumento no desempenho, mas protege contra falhas. Na prática, será como se você tivesse apenas um disco rígido instalado, mas caso o disco titular falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco. Mínimo 2 discos.
Na prática, isso significa que um sistema RAID composto por dois HDs com 500 GB cada terá justamente esta capacidade, em vez de 1 TB. O nível RAID 1 é claramente focado na proteção dos dados, ou seja, não torna o acesso mais rápido.
RAID é uma tecnologia utilizada para melhorar a performance e a confiança do seu armazenamento de dados. A sigla vem do inglês e significa Redundant Array of Independent Disks, que, em tradução literal, significa Matriz Redundante de Discos Independente.
É uma tecnologia que cria um subsistema de armazenamento de dados que é composto por vários discos individuais, podendo ser HD ou SSD. O RAID serve como um sistema de confiabilidade, oferendo redundância. Isso acontece porque cada dado é gravado em todos os discos que compõem o sistema.
Também considerado RAID de dupla paridade, o RAID 6 é uma evolução do RAID 5. Gravando dados com duas camadas de bits de paridade, esse arranjo permite que até dois discos falhem no mesmo conjunto sem que haja perda de dados.
A paridade consiste em adicionar um bit adicional para cada grupo de bits. Ao usar 5 HDs, por exemplo, temos um bit extra para cada 4 bits de dados. Caso dentro destes 4 bits exista um número par de bits 1, então o bit de paridade é 0. ... No RAID 5 cada um dos bits dentro de cada grupo fica guardado em um dos HDs.
Para criar o RAID 5, você precisa de três ou mais discos rígidos, todos da mesma capacidade. Esses discos rígidos devem excluir o disco rígido do computador ou a unidade do sistema operacional. As outras condições para a criação de RAID 5 seriam as unidades que não devem ser formatadas.
Procedimento
Quanto espaço de disco teríamos disponível para dados ao usar quatro discos de 2Tb numa configuração RAID5? 1Tb.
Acesse o “Gerenciador de Discos do Windows” que se encontra nas “Ferramentas Administrativas”. Encontre o HD que não esteja com volume alocado e clique com o botão direito do mouse. Logo após clique em “Criar Volume Distribuído”. Opte por avançar e selecione os volumes não alocados que farão parte do seu sistema RAID.
Basta ativar o suporte no BIOS, acessar o BIOS RAID, "juntar" os dois discos e instalar o Windows. Se for o XP, gere o disquete com os drivers RAID (contidos no CD da placa-mãe) ou gere um CD usando o nLite para integrar os drivers caso não disponha de drive de disquetes.
Acesse configuração > drives SATA, defina o modo SATA do chipset para RAID. Vá para Advanced > drive Configuration, defina configurar SATA como para RAID. Vá para Advanced > drive Configuration, defina o modo de acionamento para aprimorado e defina a opção RAID como ativada.
Como verificar se o RAID de hardware está configurado?
Quando esses sistemas são configurados no modo de BIOS UEFI, a configuração RAID é acessada no menu de pré-inicialização do F12. Pressione F12 durante a inicialização enquanto estiver na tela inicial do logotipo da Dell.