Desenvolvimento Profissional
Cursos contábeis gerais
Confira as dicas da Juno para se destacar no mercado de contabilidade:
“Aliar experiência com tecnologia é o perfil do contador de sucesso agora e ainda mais no futuro. Com a queda de margens e lucratividade nas empresas há uma forte tendência das mais de 3 milhões de empresas hoje no Lucro Presumido e boa parte das mais de 4 milhões no Simples Nacional, migrarem para o Lucro Real.
A contabilidade, para processar informações referentes a três, quatro ou mais meses atrás, leva muito mais tempo, do que aquela que é processada diariamente. Para colocar a contabilidade em dia, normalmente faz-se um mutirão, com horas-extras e funcionários trabalhando até mais tarde, aos sábados, domingos e feriados.
O que precisa para ser um contador? Para ser um contador é preciso ter ensino superior completo em Ciências Contábeis, obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e ter um histórico com experiências profissionais na área contábil, fiscal ou financeira.
O que é contabilidade? A contabilidade pode ser definida como uma ciência que estuda a situação e as variações (qualitativas e quantitativas) ocorridas no conjunto de bens, direitos e obrigações de qualquer entidade (pessoa física ou jurídica).
Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).
Pode-se definir a Contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da Administração e da Economia. Mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas).
Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade.
São sete princípios básicos: o princípio da entidade, o princípio da continuidade, o princípio da prudência, o princípio da competência, o princípio da oportunidade, o princípio da atualização monetária e o princípio do registro pelo valor original, uns são mais fáceis de serem compreendidos do que outros, como, por ...
Os princípios básicos, essenciais ao exercício da Contabilidade são: o princípio do custo como base de valor, o princípio da realização da receita e confrontação da despesa, o princípio do denominador comum monetário e o princípio da competência.
Por que os postulados da Entidade e da Continuidade são tratados como pilares da Continuidade? R. São comumente chamados de "Pilares da Contabilidade", por serem a base de toda a teoria contábil. ... São importantes pois evidenciam o ambiente econômico, social e político onde se desenvolve a contabilidade.
Quais são os princípios que, devido à sua importância, são considerados postulados da contabilidade? ... O princípio da realização da receita e o da confrontação da despesa. O princípio do custo histórico e do denominador comum monetário. O princípio da essência sobre a forma e o do custo histórico.
Pode-se afirmar que os dois postulados ambientais da Contabilidade são os princípios e as convenções.
Hoje dentro da contabilidade temos:
Foram criadas com base na grande margem de liberdade que os Princípios Contábeis permitem ao contador no registro das operações (escrituração dos fatos contábeis). Ou seja, as convenções são mais objetivas e têm a função de indicar a conduta adequada que deve ser observada no exercício profissional da contabilidade.