O dedo em gatilho é o travamento do dedo em uma posição dobrada causado por uma inflamação do tendão do dedo. (Consulte também Considerações gerais sobre doenças das mãos.) A causa do dedo em gatilho é desconhecida. O dedo em gatilho é frequente entre pessoas com artrite reumatoide ou diabetes.
Embora o termo “dedo em gatilho” induza à ideia de uma doença que afeta às pessoas que lidam com armas de fogo, ela é na verdade uma causa comum de dor e bloqueio na mão. Também chamado de Tenossinovite Estenosante, o dedo em gatilho ocorre quando o tendão flexor fica preso em sua polia na base do dedo.
O desgaste da cartilagem acontece por uma causa natural ou consequência de alguma doença. Os condrócitos, que são as células formadoras da cartilagem, não se regeneram da maneira adequada e por isso surge o desgaste.
Como é feito o tratamento
1- Comece com a mão aberta e os dedos bem esticados. Dobre todos os dedos até que suas pontas toquem o meio entre os dedos a palma (formando um quadrado com os dedos), depois estique todos (figura na sequência 1 para 2). Faça isso 10 vezes e repita tudo mais 2 vezes.
“No caso da artrite nas mãos, as causas podem ser alguma predisposição genética, um trauma ou alguma sobrecarga no uso – algo que acontece muito com dentistas e calígrafos, por exemplo”, diz o médico. Outro fator que pode causar a artrite nas mãos são as chamadas doenças autoimune, como artrite reumatoide e lúpus.
Artrose significa degeneração/ desgaste articular. A artrose primária (sem causa conhecida) das interfalângicas distais (IFDs, articulação mais perto da unha) é a artrose mais comum do corpo humano. A Rizartrose (artigo próprio neste site) é a segunda mais comum nas mãos.