Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste.
Clima do Meio-Norte O clima Equatorial ocorre no extremo oeste da região, apresentando elevadas temperaturas e muitas chuvas, principalmente nas estações de outono e inverno. ... Por fim, o clima Tropical Semiárido está presente no Estado do Piauí, sendo o mais seco dos três.
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. A zona da mata é uma faixa litorânea que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. É a sub-região mais urbanizada e populosa. O clima é tropical úmido e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas.
Resposta. Bom é chamado assim, pois é a região de transição entre a Amazônia e o Sertão.
O Meio-Norte se modernizou, a agropecuária se expandiu, o solo do cerrado foi corrigido e grandes plantações de soja fazem parte da economia da região.
O Meio-Norte é uma das sub-regiões do Nordeste do Brasil. Possui duas das noves capitais da região, São Luís e Teresina, e duas importantes cidades no interior, Imperatriz e Caxias, no Maranhão, além de Parnaíba, no Piauí.
A propriedade rural predominante na região do meio norte compreende os grandes latifúndios, onde atividades econômicas e agrícolas são amplamente desenvolvidas no território. Isso indica a pouca participação da agricultura familiar no território.
As principais atividades econômicas desenvolvidas no Meio-Norte são o extrativismo mineral e vegetal, agricultura comercial, pecuária extensiva, turismo e serviços.
Compartilhar
Meio Norte: volumosos rios que se dirigem ao golfão maranhense. Rios: Paranaíba e Mearim. Meio Norte: semi-árido e equatorial úmido.
Uma delas é a famosa "Operários" (1933), que apresenta a diversidade étnica dos trabalhadores atraídos pelas indústrias. No primeiro plano, aparecem africanos, europeus, árabes, japoneses. Ao fundo, as chaminés das fábricas.
agricultura