O Sistema Excretor é o responsável por eliminar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo humano. Fazem parte do Sistema Excretor o sistema urinário (Rins, Bexiga, Ureteres e Uretra) e as glândulas sudoríparas.
É formada por um par de rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra. Neste sistema, as mais importantes funções são: produzir, concentrar e eliminar a urina. Porém, cada órgão é responsável por atividades indispensáveis no organismo, sem elas o funcionamento do corpo não seria o mesmo.
O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por:
O Sistema Urinário ou Aparelho Urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, possui a função de filtrar as "impurezas" do sangue que circula no organismo. O Sistema Urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias, formada por dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
rins
A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.
Anatomia e Histologia dos Rins Cada rim é revestido por três camadas de tecido: a fáscia renal, a cápsula adiposa e a cápsula fibrosa. A anatomia interna dos rins é dividida em duas zonas, o córtex e a medula renal. O córtex renal corresponde à camada mais externa, logo após a cápsula fibrosa do rim.
A cólica renal é uma dor muito intensa que surge repentinamente na região lombar de um dos lados e pode irradiar para abdome, testículos e para vagina. Normalmente vem associada a náuseas e vômitos. A presença de febre pode significar que tenha uma infecção associada e sinaliza uma situação mais preocupante.
O principal sintoma de pedras nos rins é a dor intensa. Ela acontece quando o cálculo se move pelo trato urinário. Ela ocorre como uma cólica, mas pode irradiar para todo o abdômen inferior e região genital.
Saber o que fazer durante uma crise renal é importante para conseguir aliviar a dor mais rapidamente, por isso algumas medidas recomendadas são utilizar remédios como anti-inflamatórios, analgésicos e anti-espasmódicos, por exemplo, além de ir ao pronto-socorro, em caso de dor intensa que não melhora com medicações em ...