Pensadores da educação que você deve conhecer
Principais autores mais cobrados pelas bancas de concurso
John Dewey
A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
A metodologia de ensino de Paulo Freire Em seu livro Pedagogia do Oprimido, Freire coloca o papel da educação como um ato político, que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade”.
Alguns filósofos da educação
A filosofia tem um papel muito importante na educação e na vida do cidadão. Ela ajuda na formação de pessoas conscientes da realidade, vida e mundo. ... A filosofia mostra que o conhecimento não se reduz ao livro didático da escola,mas que este é o primeiro passo de um caminho longo a ser percorrido.
A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.
Considerada deste modo, a filosofia possibilita desenvolver a capacidade geral de compreender os conhecimentos em suas complexidades, permitindo inteligir de maneira mais precisa tanto as elaborações humanísticas quanto tecnológicas e de criticá-las, formando certas bases valiosas à própria elaboração científica, uma ...
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
A relação que se dá entre Pedagogia e Filosofia é de complementariedade. Nesta direção, uma ciência complementa a outra. A Filosofia nos ajuda a interpretar e buscar respostas sobre o mundo em que vivemos e a Pedagogia nos ensina a como aprender (técnicas e saberes) a buscar os conhecimentos filosóficos.
A história da Filosofia da Educação no Brasil iniciou no final do século XIX e início do século XX, com o intuito de ingressar o tema nas áreas de formação de professores, que seriam os propulsores de uma nova era na educação nacional.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.
É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.
A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências.
Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem. O sujeito é o ser humano como educando.
Quais são as disciplinas do curso de Pedagogia?
Segundo o BNE, o salário de quem ocupa o cargo de pedagogo pode variar de R$ 1.
O piso salarial para uma carga horária de 40 horas semanais é de R$ 5.
Pós-graduação Pedagogia Social Podem fazer a especialização os profissionais graduados em pedagogia, assistência social e psicologia, além de ativistas de movimentos sociais e professores licenciados. A carga-horária varia a depender da grade curricular proposta por cada instituição de ensino.
3.
Pós-graduação em Pedagogia
A maioria das instituições de ensino superior que oferta esse curso o destaca como pós-graduação. Assim, qualquer profissional com formação completa em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia ou Licenciatura pode investir na capacitação e tornasse-se especialista na área.
Além dos graduados em Psicologia, há diversos profissionais de outras áreas relacionadas à Neuropsicologia como a Neurologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Linguística, Psiquiatria, Pediatria, Geriatria e da própria Psicologia, que buscam o desenvolvimento contínuo e o progresso desta ciência, tanto na pesquisa quanto na ...
Duração do curso de Pedagogia O Ministério da Educação (MEC) regulamenta os cursos superiores no Brasil e estabelece requisitos que devem ser cumpridos para a obtenção do diploma. A carga horária mínima do curso de Pedagogia, segundo o MEC, é de 3.