EQST

Quais So Os Principais Broncodilatadores Utilizados Em Casos De DPOC E O Seu Mecanismo De Aço Farmacolgico Cite Pelo Menos Dois Frmacos Com Mecanismo De Aço Diferentes?

Quais so os principais broncodilatadores utilizados em casos de DPOC e o seu mecanismo de aço farmacolgico cite pelo menos dois frmacos com mecanismo de aço diferentes? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais são os principais broncodilatadores utilizados em casos de DPOC e o seu mecanismo de ação farmacológico cite pelo menos dois fármacos com mecanismo de ação diferentes?

Os broncodilatadores mais usados na prática clínica são os b2-agonistas, que podem ser classificados em de curta ação, como o salbutamol, a terbutalina e o fenoterol, cujo efeito broncodilatador dura aproximadamente quatro a seis horas, ou de longa ação, como o salmeterol e o formoterol, com efeito de até 12 horas.

Qual o mecanismo de ação do salbutamol?

O sulfato de salbutamol é um agonista seletivo dos adrenoreceptores ß2. Em doses terapêuticas, atua nos adrenoreceptores ß2 da musculatura brônquica, com pouca ou quase nenhuma ação sobre os adrenoreceptores ß1 do músculo cardíaco.

Como agem os broncodilatadores beta 2 agonistas?

A ação broncodilatadora dos β2-agonistas se dá através da ativação do receptor β2-adrenérgico (Rβ2A) acoplado à proteína G na superfície celular. A ativa- ção desse receptor leva ao aumento da atividade da adenilciclase, enzima que catalisa a conversão do ATP em AMPc.

O que é bronco constrição?

A broncoconstrição é o estado no qual o músculo liso presente na parede brônquica se contrai levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas. Consequentemente, o fluxo de ar torna-se turbulento desencadeando sons conhecidos como sibilos, roncos ou estertores.

O que a histamina causa nas vias aéreas?

Com base nos dados acima, sugere-se que a histamina induz inflamação das vias aéreas, promovendo a migração de leucócitos possivelmente através da produção de SCF e CCL3, bem como provoca alterações estruturais na traqueia e no tecido pulmonar, tais como produção de muco, deposição de colágeno, e esses efeitos tem a ...

O que faz liberar histamina?

Nos mastócitos e basófilos, a histamina é conservada em grânulos intracelulares, num complexo com uma proteína ácida e uma heparina. Liberação de Histamina: é liberada por mastócitos por exocitose durante asn reações inflamatórias ou alérgicas. A secreção é desencadeada por uma elevação do Ca++ citossólico.