A BNCC representa um avanço na educação brasileira ao garantir a aprendizagem progressiva que os alunos devem desenvolver em todas as modalidades de ensino. Ela visa assegurar a igualdade, oportunidade e eliminação da defasagem de aprendizado. Porém, o que deve ser lembrado por todos é que a base não é o currículo.
Apesar de não ser um currículo, a BNCC mantém o pensamento científico, a cultura, a comunicação, a tecnologia e o autocuidado como pontos prioritários das instituições.
A Base foca no que o aluno precisa desenvolver, para que o conhecimento matemático seja uma ferramenta para ler, compreender e transformar a realidade. A seguir, você confere quais foram as principais mudanças e como cada uma delas vai impactar a sua aula.
Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.
O conhecimento matemático é fruto de um processo de que fazem parte a imaginação, os contra-exemplos, as conjecturas, as criticas, os erros e os acertos. Mas ele é apresentado de forma descontextualizada, atemporal e geral, porque é preocupação do matemático comunicar resultados e não o processo pelo o qual o produziu.
O desenvolvimento das habilidades lógico-matemática que o ensino da matemática proporciona expande-se para a compreensão de diversos fenômenos naturais e sociais, colaborando para o desenvolvimento das capacidades humanas no contexto social do cotidiano dos indivíduos.
Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética. Além disso, é nessa etapa que ocorre a alfabetização dos alunos.
Segundo a BNCC, qual o papel da Matemática no Ensino Fundamental? ... Garantir que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas), associando-as a uma atividade matemática (conceitos e propriedades), fazendo induções e conjecturas.
Nos anos iniciais, a Matemática é de grande importância para os alunos, além de servir como suporte para as demais séries, ela desenvolve nos alunos o pensamento lógico, o olhar crítico sobre os conceitos construídos, além de envolver o que é aprendido com o dia-dia.
Aproxime toda a turma das manifestações artísticas e culturais que existem no mundo. Entre os exemplos que podem ser trabalhados, os tamanhos, formas e padrões que se harmonizam, criando cenas e imagens que nos encantam, nas mãos de um artista. Identifiquem, juntos, a presença da Matemática nessas atividades.
10 sugestões para tornar as aulas de matemática mais...
A matemática é utilizada no dia a dia para facilitar a vida do ser humano, pois tudo que acontece ao nosso redor está diretamente ligada a esta disciplina. ... É preciso que o ensino esteja voltado à formação do cidadão, que utiliza cada vez mais conceitos matemáticos em sua rotina (PCN – Edição Especial, p. 51).
O aprendizado visual ajudará as crianças a reter melhor as informações e a memória visual ajuda-as a entender tudo . A melhor maneira de fazer isso é através de materiais divertidos que os fazem entender os problemas. Você também pode usar desenhos, materiais reais ou materiais didáticos como plasticina.