Uma ótima técnica para ter em seu arsenal de fabricação caseira é fazer a lavagem do fermento para reutilizá-lo em outro lote de cerveja. A lavagem de levedura é um processo simples usado para separar a levedura viva do lama (lúpulo e grãos gastos) quem ficam no fundo do fermentador após a fermentação.
Existem, porém, outras maneiras de economizar com fermento, obtendo um resultado final mais saudável à sua cerveja. Uma delas é coletar e reutilizar levedura que já passou por uma fermentação. O mesmo fermento pode ser reutilizado de maneira segura até quatro vezes, sem riscos de sofrer mutações.
Significado de Levedura substantivo feminino Aspecto comum aos fungos da família das sacaromicetáceas, responsáveis pela fermentação, sendo algumas de suas espécimes usadas na produção de bebidas alcoólicas, na fermentação da massa de pão; levedo, lêvedo. Agente que produz a fermentação de uma substância; fermento.
Um dos métodos utilizados para realizar esse processo é com uma jarra e uma escumadeira. Essa combinação de equipamentos evita que o líquido se espalhe e crie caminhos na cama de grãos que é formada. O procedimento é repetido até que o mosto fique mais claro e sem resíduos.
Respondido por Rafael Amarins no tópico A cerveja fica turva Sobre o processo de fermentação: ... Nesta fase secundária ocorre a decantação das partículas que estavam em suspensão na cerveja (como pequeníssimos sedimentos como grãos de malte, lúpulo,fermento e etc) acabam decantando no fundo do fermentador.
A fervura do mosto à 100°C com a adição do lúpulo tem como objetivo a estabilização da sua composição através da inativação das amilases e das proteases, causadoras da coagulação das proteínas, que se precipitam em flocos denominados "trubs". O processo leva em torno de 60 a 90 minutos.
Deve-se utilizar gelatina sem cor e sem sabor, na quantidade de 12g (a maioria dos pacotes já vem nesta quantidade) para 20 a 25 litros de cerveja. Ferva 200 ml de água e espere a temperatura da mesma descer para cerca de 65°C antes de adicionar a gelatina. Sua água deve estar livre de cloro.
Adicionar o tablete no mosto em fervura 15 minutos antes do término da fervura. A dosagem recomendada é no máximo uma pastilha para cada 25l de mosto em fervura.
Em que etapa do processo devo misturar a gelatina à cerveja? Agora que a gelatina está pronta, você deve colocar ela no balde fermentador depois que a cerveja já fermentou e começou a maturar. É a última coisa que você deve fazer antes do envase.
– Para garrafas de 1 litro, utilizar 7ml da solução de priming; – Para garrafas de 600ml, utilizar 4,2ml da solução de priming; – Para garrafas de 300ml, utilizar 2,1ml da solução de priming. Agora é só colocar essas quantidades nas garrafas vazias (e sanitizadas) antes de colocar a cerveja.
Nesse processo, você só precisa acrescentar açúcares fermentáveis na cerveja logo antes do envase (neste vídeo eu mostro como calcular a quantidade de açúcar do priming). Isso pode ser feito diretamente na garrafa ou em um balde fermentador sanitizado.
Neste caso colocamos o beergun na garrafa até encostar no fundo da garrafa. Depois liberamos um pouco de CO2 para “tirar” o O2 da garrafa. Depois enchemos com cerveja. Como veêm podemos usar, a rigor, qualquer dipositivo (como mangueiras) para fazer isso.
“Basta borbulhar o gás através de um tubo no fundo de um recipiente, que a água o absorve”, explica o professor. O que define se um gás será facilmente assimilado pela água ou não é a sua solubilidade. Diferentemente do que se pode imaginar, não é o caso da cerveja.
Cerveja tem gás na composição Inclusive é uma combinação entre proteínas especiais e o gás dissolvido que forma a espuma da cerveja, enquanto o aroma é liberado através da evaporação desse gás.
dióxido de carbono
Dióxido de Carbono
Talvez muitos já saibam, mas as garrafas de vidro para cerveja entre elas as do tipo caçula ou caçulinha de 600 ou 300 ml, possuem uma pressão máxima de teste na faixa de 4 kgf/com2 (4 bar), neste caso, quando da utilização de priming, deve-se respeitar alguns itens de controle tais como o final da fermentação ...
“Esse nome difícil de escrever e pronunciar nada mais é que a norma que estabelece que uma boa cerveja deve conter apenas água, cevada, lúpulo e levedura, ou seja, essa é a tão conhecida Lei da Pureza Alemã”, explica Thomé.