Uma mata em pé, por exemplo, presta os chamados "serviços ambientais" à coletividade: capta gás carbônico da atmosfera (ajudando no combate ao aquecimento global), regulariza o microclima local, ajuda a evitar a erosão do solo e o assoreamento dos rios, preserva a fauna.
O professor deve apresentar os quatro principais fatores que provocam a crise do sistema capitalista, que são: a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, incremento das desigualdades sociais e a perda de valores humanos.
E pontos negativos: alto índice de desigualdade social e econômica, competitividade exacerbada e exploração intensa de recursos.
Uma de suas vantagens é incentivar a inovação tecnológica através da pesquisa e novas formas de obtenção de lucro. Seu maior ponto negativo é a desigualdade social, com grande acumulação de riqueza de uns e miséria de outros, que são explorados por grandes indústrias.
As vantagens do capitalismo se dão nas oportunidades de crescimento, enquanto as do socialismo pode - se ver a igualdade da sociedade. Já como desvantagem do capitalismo pode - se cer a exploração de algumas classes, já no socialismo como desvantagem pode - se ver a falta de recursos por parte da população.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
O capitalismo incentiva a produção e a busca de melhores sistemas, gera riquezas com grande vigor e tem período de sustentação e estabilidade mais longo. Sendo o capitalismo o sistema vigente na sociedade na qual estamos inseridos, o mesmo influencia diretamente em nossa formação como indivíduos.