Em virtude da imensidão do território brasileiro (8 514 876 km²), são identificados diversos tipos de climas, sendo os principais: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical úmido, semiárido e subtropical.
O território brasileiro, em virtude da sua localização e grande extensão, apresenta diferentes tipos de clima. Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.
Esses dois conceitos têm significados diferentes na meteorologia. O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.
No mundo existem vários tipos de climas que se diferem de acordo com a localização geográfica, são determinados principalmente pela inclinação solar, ou seja, o modo como os raios incidem na superfície terrestre. ... As médias anuais de temperatura e os índices pluviométricos variam em distintos pontos da Terra.
As plantas são responsáveis direta e indiretamente por uma retirada considerável de gás atmosférico. As árvores fornecem um grande reservatório de matéria orgânica, que vem sendo utilizado desde então. A radiação solar aumentou gradualmente ao longo do tempo, também contribuindo para as oscilações na atmosfera.
Geleiras ao redor do mundo estão perdendo gelo, em um processo que se acelera a cada década. O derretimento das geleiras aumentou de 460 mililitros de água líquida nos anos 1990 para 500 nos anos 2000 e 850 mililitros de 2010 a 2018. A perda de gelo leva ao aumento do nível do mar.
Existe um consenso de 97% entre a comunidade científica de que este aumento está sendo diretamente causado pelo aumento nos níveis de gases estufa (ou gases do efeito estufa) na atmosfera, decorrentes de atividade humana nos últimos 50 anos.