Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.
A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem.
Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência. Vejamos alguns exemplos de CATÁFORA: A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado. ... Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.
Conclusão: referência catafórica pode ser uma referência em que haja uma catáfora. Ou uma referência semelhante a uma catáfora. b) Anáfora – consiste na repetição de uma ou mais palavras no princípio de enunciados sucessivos, em que sobressai com ênfase o elemento repetido.
Significado de Catáfora substantivo feminino Colocação de termos no final de uma frase que especificam e determinam algo anterior, mas introduzem uma informação nova; geralmente assinalados por isto é, ou seja, a saber , seguidos de dois-pontos.
Dêixis anafórica – O dêitico representa algo previamente mencionado no discurso. Anáfora é o termo usado para relembrar ou retomar algo que já foi dito; Dêixis catafórica – Neste caso, o dêitico representa um elemento que não foi anteriormente mencionado no discurso.
1. Pronomes anafóricos: São chamados pronomes anafóricos os termos ou expressões que, em um texto, fazem referência direta ou indireta a um termo anterior.
Quais são os pronomes relativos?