Material necessário: giz ou varinha (na areia), além de um marcador (se pode usar pedras, casca de banana seca, etc.).
O primeiro jogador, joga a pedra na primeira casa (1) e com um pé só pula esta pisando no 2, depois no 3 e 4 ao mesmo tempo, depois no 5 com um pé só, e depois no céu ( 6 e 7) com os dois pés ao mesmo tempo. Vira e volta, quando chegar no 2 pega a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2.
Para começar é preciso desenhar um caracol no chão, em formato de espiral, e dividi-lo em várias partes. O jogador tem que fazer todo o trajeto pulando com um pé só, até alcançar a casa "céu". Só lá ele pode colocar os dois pés no chão. Depois de chegar ao fim, a pessoa volta até o início, também pulando com um pé só.
Brincadeira: Amarelinha
Para Brincar: Cobrinha Duas pessoas, sentadas no chão, seguram as pontas de uma corda bem comprida. Elas começam a fazer um movimento de cobrinha com a corda no chão, as crianças da fila começam a pular a cobrinha e a cantar a música abaixo. De vez em quando a dupla que movimenta a corda levanta a cobrinha do chão.
Confira 10 sugestões de brincadeiras para fazer com corda.
A disputa é iniciada pelos dois times com a marca central do cabo coincidindo com a linha central. O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central com sua marca de quatro metros do cabo. Outra forma de vencer a disputa é conseguir fazer o oponente cometer uma falta.
Uma pessoa deverá se colocar no centro da roda com uma corda. Ela deverá rodar dentro da roda, segurando a extremidade da corda, de modo que a outra ponta passe pelos pés dos colegas (como os ponteiros de um relógio!). Eles deveram pular a corda, evitando que ela pegue em seus pés.
Qual é o diminutivo de relógio? A palavra relógio, proveniente do vocábulo latino 'horológiu-' e do castelhano “reloj”, pode ter vários diminutivos. A raiz relog- pode dar lugar a reloginho, relogito, relogeco (depreciativo).
Jeito de brincar As crianças se sentam em uma roda e cantam a música abaixo. Enquanto isso, a que está do lado de fora da roda esconde um graveto ou galho de árvore atrás de alguém sem que as outras vejam. A pessoa que estava com o graveto tem que tentar se sentar no lugar daquela atrás de quem o objeto foi escondido.
Kameshi Mpuku Ne (O Gato e o Rato): Originou-se com o povo Luba do Congo. Os jogadores se organizam em linhas e colunas iguais (4x4, 5x5 etc.), deixando um espaço de aproximadamente um metro entre eles. Em cada linha as crianças ficam de mãos dadas.