Consulta: Gostaria de saber a grafia correta do nome Luiza/Luisa. Resposta: Embora exista a grafia ”Luíza” ou mesmo ”Luiza”, forma feminina de ”Luiz” [com Z e sem acento], a grafia gramaticalmente correta e atual é com S e acento agudo: ”Luísa” (variação: Luíse), masc. Luís.
O problema é que, até o início do século XX, a língua portuguesa não contava com normas ortográficas oficiais. Até então, cada um escrevia como bem queria e as grafias duplas conviviam bem. Havia quem escrevesse ‘Brasil’ e quem preferisse ‘Brazil’; ‘paiz’ ou ‘pais’; ‘através’ ou ‘atravez’, ‘juís’ ou ‘juiz’, ‘português’ ou ‘portuguez’. Essa duplicidade se refletia, claro, também nos nomes e sobrenomes como Thomás/Thomaz e Queirós/Queiroz. Nisso, escolher entre Luís e Luiz dependia só do gosto dos pais da criança.
Atenção: se a palavra for oxítona e o “i” ou o “u” estiverem em posição final (ou seguidos de “s”), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.
Luís e Luiz são dois nomes superpopulares no Brasil. Dos mais de 130 mil (!) nomes brasileiros, Luís, com S, foi o 13º mais popular no Censo Demográfico de 2010 do IBGE e Luiz, com Z, ficou na 11ª posição.
Tudo começou na Europa, por volta do século VI a.C., quando imperava a língua protogermânica onde hoje é Alemanha, Dinamarca, Noruega, Países Baixos e Suécia. Os etimólogos concluíram que já havia o nome masculino Hlūdawīg, vindo de ‘Hlūd’ (famoso) e ‘wīg’ (batalha). Era, então, o ‘guerreiro famoso’.
“A extinção está associada à destruição secular da Mata Atlântica, porque a espécie só sobrevive em florestas muito bem conservadas”, diz o biólogo Edson Ribeiro Luiz, coordenador de projetos da SAVE Brasil, ONG ligada à Bird Life International, que tem como foco a proteção das aves brasileiras. “Em território capixaba, onde existe apenas um bloco de vegetação preservado, elas tendem a ficar ilhadas.”
Em 1943, o Brasil aprovou o seu Formulário Ortográfico, vindo a se consolidar no Acordo Ortográfico de 1945 junto a Portugal. As regras, muito parecidas àquelas de 1911, detalham que os hiatos terminados em I e U tônicos não levam acento quando:
Conheça as principais mudanças nas regras de acentuação das palavras ocorridas na nossa língua a partir do Novo Acordo Ortográfico, vigente desde 2009. Um conteúdo indispensável para a resolução das questões de Linguagens e para a escrita da redação do Enem.
Maria Luíza: Significa “senhora soberana combatente gloriosa”, “guerreira famosa e pura”, “mulher virgem famosa na guerra”. Maria Luíza é um nome composto por dois nomes de origens distintas, Maria e Luiza.
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/ pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.
A saíra apunhalada vive em bandos e se alimenta de pequenos insetos e frutos. Ela vive no alto de florestas da Mata Atlântica, e está aí a sua maior fraqueza, já que 90% dessa vegetação foi destruída pelo homem. A ave, que também era encontrada em Minas Gerais, hoje só pode ser vista no Espírito Santo.
No documento da Reforma, constava que todo som /s/ no final de sílaba deveria ser escrito com S se assim originalmente fosse em latim (regra 62 do Prontuário Ortográfico). Então, se lá atrás contávamos com Ludovicus, o correto seria Luis.
13 Observe um discurso de formatura. Falamos bem das pessoas e da instituição. Agradecemos a 14 nossos excelentes professores, homenageamos nossos amados pais e indicamos ___ qualidades 15 excelsas daquela turma. Gostaríamos de ouvir isso. Achamos indelicado alguém ser crítico naquela 16 hora de consagração. Mas… A maioria dos rostos está entediada. Os elogios emocionam alguém, mas 17 entediam. As virtudes, reais ou retóricas, não prendem muito a atenção. […]
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
7 A compostagem é um processo de transformação que pode ser executado com parte do 8 nosso lixo doméstico resultando em um excelente adubo para ser utilizado em hortas, vasos de 9 plantas, jardins ou algum terreno que você tenha disponível. Este é um dos métodos mais 10 antigos de reciclagem no qual imitamos os processos da natureza para melhorarmos a terra. 11 O conceito de resíduo na natureza passou a existir com a sua excessiva geração aliada à 12 crescente produção e uso de materiais sintéticos que não se degradam facilmente, além da 13 utilização de substâncias químicas perigosas, como tintas, solventes e metais pesados 14 utilizados em baterias, entre outras (FIGUEIREDO, 1995).
A saíra apunhalada (o nome faz referência à mancha vermelha no peito do pássaro, que se assemelha a uma “punhalada”) é uma ave simpática de dez centímetros, com plumagem branca e cinza. A alcunha, que na origem só fazia referência ao visual da espécie, agora serve bem como indicação simbólica do perigo pelo qual passa a saíra: estimativas indicam que só existem 50 delas na natureza. Para protegê-la, ONGs e órgãos ambientalistas do governo lutam para que seja criada uma reserva florestal de 5 mil hectares na região serrana capixaba.
Um detalhe importante está em “que não formam sílaba”. Veja como estas palavras acabam ganhando acento em suas derivações: juiz → juízes, juíza; raiz → raízes; ruir → ruíram. Então, tanto Luísa como Luíza precisam também de acento agudo.