Os nove principais indicadores hospitalares são:
SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA DE INFECÇÕES HOSPITALARES (NNISS)
A infecção hospitalar, ou Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (IRAS) é definida como qualquer infecção adquirida enquanto a pessoa está internada no hospital, podendo se manifestar ainda durante a internação, ou após a alta, desde que seja relacionada com a internação ou a procedimentos realizados no hospital.
Para os casos de colonização, não há sequer necessidade de tratamento. Infecção - Ocorre quando uma bactéria que colonizava previamente um paciente passa a causar dano à sua saúde. Nestes casos, o tratamento é feito com antibióticos específicos para o tipo de bactéria identificada.
Colonização: Crescimento e multiplicação de um microrganismo em superfícies epiteliais do hospedeiro sem expressão clínica ou imunológica. Ex. Microbiota humana normal. Infecção: Danos decorrentes da invasão, multiplicação microbiana no hospedeiro, ocorrendo a interação imunológica.
Contaminação: transmissão de germes nocivos ou de doenças infecciosa; infecção por contato. Colonização: Propagação de um microorganismo na superfície ou no organismo.
A colonização é a presença de um microorganismo em um hospedeiro com crescimento e multiplicação, mas sem qualquer expressão clínica ou detecção de resposta imunológica no hospedeiro no momento em que este é isolado(5). O feto em desenvolvimento está protegido da flora microbiana do trato genital materno.
5 ações de enfermagem na prevenção de infecções hospitalares