Fibras, vitaminas e mais: o que há de melhor no almeirão
Quando adultas, as folhas chegam a uns 30 centímetros e eu gosto de comer pura, inteira, bem frescas, direto do pé. São amargas, mas não muito e têm retrogosto adocicado. Mas por lá o que não falta é salada feita com ela, tomatinhos caipiras, cebolinha verde e limão rosa. Às vezes vai pra panela.
Consumido de variadas formas, desde cozidos ou ate mesmo crus, os almeirões estão presentes na alimentação de muitas pessoas. Além da folha de almeirão ser de baixa caloria (100g fornece apenas 20 calorias), é um alimento muito nutritivo e saudável.
Aprenda a preparar a receita mais comum feita com almeirão: sua versão refogada! Em uma panela, refogue a cebola e o alho no óleo ou no azeite e deixe fritar um pouquinho, acrescente um pouquinho de pimenta-do-reino e de sal, lave, pique e adicione o almeirão. Por fim, deixe dourar um pouquinho e sirva.
As folhas e os talos, das plantas da figura anterior, com auxílio de uma faca, foram colhidos, para consumo. O corte não deve ser demasiadamente em baixo, mas deixando alguns pedaços de talos (gemas), no tronco.
Para retirar bem o amargo da catalonha ou almeirão “velho” deixe-os na ultima troca de água pelo menos ½ hora antes de temperar. E depois que retira-los desta água passe-os rapidamente em outra água. Quanto mais fino picar, mais amargo vai sair. Se não se importar com um pouco de amargo, não retire a nervura central.
Outra forma de consumir a chicória é tomando o chá feito com as folhas e a raiz da planta. Para fazer o chá basta colocar 20 g de folhas e raízes de chicória em 1 L de água fervente e deixar repousar por 10 minutos.
Além disto, é um poderoso diurético, hepatoprotetor, laxativo, anti-helmíntico e bastante indicado para combater a gastroenterite, icterícia, para limpar os rins e serve também como um estimulador de apetite.
O Almeirão é uma planta herbácea, de altura entre 15 a 20 cm, com folhas lisas e de consistência macia. Tem sabor amargo e é muito usada em saladas, principalmente com cebolas e tomates. Suas flores são comestíveis e podem ser usadas tanto para ornamentação de pratos quanto para o consumo.
O almeirão é originário da Europa Mediterrânea e apresenta um baixo teor calórico. Além disso, possui cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, do complexo B, B2 e Niacina. Originário da Europa Mediterrânea, o almeirão é uma hortaliça do tipo folha, caracterizada pelo seu sabor amargo.
Suco de 2 Folhas de couve, batidas com água, coado, acalma e trata a gastrite. Chicória, escarola, almeirão ou endívia são hortaliças do mesmo gênero botânico, que possuem sabor amargo e são indicadas cruas no almoço, para acalmar a ansiedade e reduzir o calor interno causado por sentimentos que nos queimam.
Mas, os benefícios dessa hortaliça vão além de fortalecer os músculos. O vegetal contém ferro, vitaminas A, K, B2, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Além disso, possui fibras, proteínas e carboidratos, clorofila e fitoquímicos como betacaroteno, luteína e zeaxantina.
A couve é rica em cálcio, importante para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea, ajuda a controlar impulsos nervosos; A vitamina C presente na couve é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro.
Com poucas calorias e rico em magnésio e potássio, o suco de couve pode ser tomado sem medo todos os dias!
A couve é tida como anti-inflamatória, cicatrizante e, além disso, ajuda na absorção do cálcio. Para animar tal consumo, descobriu-se recentemente que ela também faz bem para o bom funcionamento do cérebro. Se você a consome todos os dias, ele pode ficar mais jovem.
1. Suco de couve com limão. O limão é uma excelente opção para adicionar ao suco de couve e potenciar sua ação emagrecedora. Isso acontece porque o limão tem ação desintoxicante que ajuda a eliminar o excesso de gorduras, além de diminuir a sensação de fome, evitando o consumo excessivo de alimentos.
Tomar pela manhã, em jejum, por exemplo, facilita a absorção dos nutrientes e acelera o metabolismo. Já se for ingerido à noite, o organismo irá aproveitar mais os efeitos 'detox', já que esse é o período em que o fígado funciona melhor. Basear a alimentação em sucos detox é o mesmo que adotar uma dieta radical.
O Suco de Couve é ideal para ser tomado à noite, pois normalmente quando a pessoa desperta pela manhã o corpo já procura eliminar as toxinas através das fezes. Além disso, a couve é antioxidante, e age diretamente no combate dos mais diversos tipos de doenças e elimina a ação dos radicais livres.
A couve tem sido usada por muitos como o ingrediente principal do suco. Segundo Ana, usada de maneira errada, ela pode ser prejudicial, principalmente para os que têm problemas na tireoide.
Dieta do suco verde pode emagrecer até 5 kg por mês.
Segundo o nutricionista Flávio Alberto, do Hospital Barra Day, é possível perder até três quilos em dois dias com a desintoxicação. — A dieta detox é uma faxina no corpo, que age em curto prazo.
Seca barriga: 6 receitas de couve para emagrecer rápido e...
Suco seca barriga: conheça 13 sucos saudáveis e diga xô para as gordurinhas