O objetivo era disputar a hegemonia militar, politica e econimica do mundo. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
As principais consequências foram as seguintes: - Rompimento de relações comerciais com a União Soviética. - Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo. - Aumento da influência política e econômica dos Estados Unidos no Brasil.
Essa disputa influenciou diretamente nas políticas de vários países, inclusive do Brasil. Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria.
Durante a Guerra Fria, o Brasil se alinhou ao bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos. As principais consequências foram as seguintes: - Rompimento de relações comerciais com a União Soviética. - Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo.
É possível perceber a influência da Guerra Fria no Brasil entre 1946 e 1964: a) Na renúncia de Jânio Quadros, que causou uma crise política no Brasil. ... c) No apoio de industriais à política econômica de Getúlio Vargas.
Resposta. A condecoração de Che Guevara com o Cruzeiro do Sul, feita pelo presidente Jânio Quadros e as visitas do Presidente João Goulart à China.
Interferiu diretamente, pois com a guerra fria ocorreu às grandes ditaduras, no Brasil com o golpe e ascensão do governo militar, na Argentina com Peronismo, no Chile também ocorreu golpe e atrocidades como as torturas, a aniquilação da classe intelectual, censura de imprensa e uma enorme quantidade de pessoas que ...
O governo de Dutra foi caracterizado pelo alinhamento do Brasil como aliado incondicional dos EUA na Guerra Fria e pela perseguição aos movimentos trabalhistas e aos comunistas. ... Surgimento de novos partidos políticos e as eleições de 1945. Não pare agora...
- Criação da Escola Superior de Guerra voltada para a formação de oficiais militares; - Criação de incentivos que favoreceu a instalação no país de grandes empresas estrangeiras; - Criou o Plano SALTE (focado nas áreas de Saúde, Alimentação, Transportes e Energia).
A economia do governo de Eurico Gaspar Dutra foi caracterizada pelo arrocho salarial, construção de rodovias e queima das reservas cambiais. Instituiu o plano SALTE com o objetivo de trazer melhorias nas áreas de Saúde, Alimentação, Trabalho e Energia.
Observando o agravamento dos problemas econômicos do país, Dutra adotou medidas que facilitavam a importação de combustível e maquinário industrial para o país. Em maio de 1947, o Plano Salte pretendia reorganizar os gastos públicos com saúde, alimentação, transporte e energia.
Dutra candidatou-se pelo Partido Social Democrático (PSD), em coligação com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e venceu as eleições de 2 de dezembro de 1945, com 3 351 507 votos, superando Eduardo Gomes da União Democrática Nacional e Iedo Fiúza do Partido Comunista do Brasil.
Várias agências públicas e instituições de fomento foram criadas nos primeiros meses de 1951: o Banco Nacional de Desenvolvimento (atual BNDES), o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para citar apenas três.
Seu objetivo era estimular o desenvolvimento de diversos setores, entre eles: Saúde, Alimentação, Transporte e Energia, daí surgindo a sigla SALTE. ... O impacto na sociedade brasileira foi o estabelecimento de estratégias de combate a inflação, coordenando os gastos públicos que deram origem ao Plano SALTE.
Plano SALTE é o nome de um plano econômico elaborado pelo governo brasileiro, na administração do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) que tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia (exatamente o significado da sigla "SALTE").
No Brasil, após da crise de 1929, a política de substituição de importações foi usada com o objetivo de desenvolver o setor manufatureiro e assim resolver os problemas de dependência de capitais externos, ou seja, para que não fosse dependente da economia de otras nações, como a norte-americana.
O seu Governo incentivou as importações (liberando as restrições e pagamentos de câmbio) para combater o alto índice de inflação. Só que foram essas importações sem regulamentação levaram ao rápido esgotamento das reservas cambiais do país. ... passou a delimitar os itens de importação para maquinário e combustível.