A principal importância do sistema nervoso consiste no monitoramento e na coordenação da atividade dos músculos, da movimentação dos órgãos e realiza a construção e finalização dos estímulos dos sentidos. O sistema nervoso divide-se em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
→ O que é o Sistema Nervoso Periférico? O SNP é a parte do sistema nervoso formada pelos nervos e gânglios. Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.
As terminações nervosas são receptores distribuídos por toda a nossa pele, responsáveis por sentir a temperatura e as sensações de dor na parte mais externa do corpo. Elas são divididas em terminações nervosas sensitivas e terminações nervosas motoras, com diferentes localizações e fisiologia.
O sistema nervoso garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas. O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso. O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
Como fortalecer o sistema nervoso?
O sistema nervoso central, é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído por: encéfalo e medula espinhal protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente. O sistema nervoso periférico, é formado por nervos que se originam no encefalo e na medula espinhal.