Tipos de alongamento
Como alongar corretamente
Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.
O alongamento é uma prática é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.
O alongamento à noite vem para reduzir a sobrecarga das articulações, especialmente daquelas mais solicitadas durante o dia. É por isso que antes de dormir é recomendado alongar, especialmente, o pescoço e os ombros, onde se concentram as tensões, e a região da lombar.
Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.
Cada horário tem vantagens para o corpo e você pode explorar o melhor de cada um. Segundo estudos, malhar pela manhã pode ser o melhor para ganho de massa muscular. Isso se dá devido ao fato dos níveis de insulina e cortisol serem mais altos pela manhã. Como resultado, a incorporação de proteínas nos músculos é maior.
Exercitar-se pela manhã diminui o apetite Se seu objetivo é perder peso, exercitar-se pela manhã é a melhor opção. Ainda que o aumento de metabolismo consuma mais calorias, a atividade física pela manhã reduz o apetite! Essa é uma boa forma de limitar a vontade de comer lanches ao longo do dia.
Atividades físicas pela manhã rendem mais Seu corpo estará descansado e pronto para aguentar os exercícios, e sua mente, livre de pensamentos. Bem diferente de ir para a academia depois de um dia exaustivo de trabalho e outras tarefas da rotina.