O cabelo de milho, também conhecido por barba de milho ou estigmas de milho, é uma planta medicinal muito utilizada popularmente para tratar problemas do sistema renal e urinário, como cistite, nefrite, prostatite e uretrite, devido às suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.
O cabelo de milho é conhecido por sua função diurética e o chá auxilia nos problemas de retenção de líquidos, infecção urinária e pressão alta. Também conhecido como barba de milho ou estigma de milho. Em 500ml de água, coloque 1 a 2 colheres de sopa de cabelo de milho. Ferva a água e despeje sobre os estigmas.
A bebida atua na eliminação das toxinas do corpo, uma vez que é diurética e hidratante. Por isso, além de beneficiar a saúde de forma geral, ajuda no processo de emagrecimento, pois evita a retenção de líquido e seu consequente inchaço.
O chá de quebra-pedra pode ser utilizado no combate à cólica renal e para ajudar a eliminar pedras no rim. Deve-se ingerir 1 litro do chá por dia por no máximo 2 semanas. O ideal é que o chá seja tomado sem açúcar, pois o composto pode alterar as propriedades medicinais da planta.
Ela ressalta que o “cabelo do milho”, presente nas espigas, possuí ação diurética e ajuda a diminuir o excesso de ácido úrico. A dica é fazer um chá com os fios e consumir ao longo do dia. Ainda de acordo com a nutricionista, o milho é livre de glúten, restrito em muitas dietas. Mais um motivo para comer sem culpa.
A unha de gato é uma planta medicinal cujo nome científico é Uncaria tomentosa que possui propriedades diuréticas, antioxidantes, imunoestimulantes e depuradora, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de infecções, inflamações e para melhorar a atividade do sistema imune.
Entre as principais propriedades terapêuticas da unha de gato, destacam-se:
Unha de Gato Herbarium é indicada para o tratamento de processos inflamatórios articulares, como osteoartrite e artrite reumatoide (reumatismo).
O Uxi Amarelo em conjunto com a Unha de Gato formam um poderoso composto fitoterápico no tratamento de miomas, ovários policísticos, inflamação uterina, endometriose, menstruação irregular, inflamações urinárias, reumatismo, gastrite e prevenção de câncer.
Não estão descritos efeitos colaterais do uxi amarelo, no entanto não é recomendado consumir o uxi amarelo sem orientação do médico ou do fitoterapeuta. O uso dessa planta não é recomendado para mulheres em fase de lactação e gestantes, uma vez que pode interferir no processo de formação do feto.
A casca do Uxi amarelo é utilizada no tratamento de miomas, ovário policístico, infecções urinárias. Indicado também para cólicas menstruais, hemorragia uterina. Uxi amarelo indicado para cólicas menstruais, hemorragia uterina e mioma. Pode ser usado com a Unha de Gato para tratamento de miomas uterinos.
No entanto ainda não há comprovação científica da eficácia desses chás no tratamento de miomas. O uxi-amarelo e a unha-de-gato são conhecidos anti-inflamatórios naturais. A combinação das duas plantas também fortaleceria o sistema imunológico.
- Uxi Amarelo Coloque 1 colher de sopa para 300ml de água, Leve ao fogo e aguarde levantar fervura. Desligue o fogo e aguarde por 10 minutos. Beber na parte da manha. - Unha de Gato Coloque 1 colher de sopa para 300ml de água, Leve ao fogo e aguarde levantar fervura.
“A casca do uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. É feito um chá, que deve-se deixar ferver bastante. No caso específico do tratamento para mioma e cisto, é necessário tomar meio litro de uxi-amarelo de manhã e meio litro de unha-de-gato pela tarde”, ensina o botânico.
Os remédios mais usados para o tratamento dos miomas são:
“A casca do uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. É feito um chá, que deve-se deixar ferver bastante. No caso específico do tratamento para mioma e cisto, é necessário tomar meio litro de uxi-amarelo de manhã e meio litro de unha-de-gato pela tarde”, ensina o botânico.
Hoje a unha-de-gato é distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro nas formas de comprimido, cápsula e gel. Ele também pode ser encontrado com extrato líquido para ser consumido via oral. As orientações da Anvisa são usar: O indicado é usar o fitoterápico por até no máximo oito semanas.