Na América Latina, em razão de movimentos sociais acontecidos no início da década de 1980, surge um movimento denominado “novo constitucionalismo latino-americano”, que propõe a fundação de um novo Estado, o Estado plurinacional, em que conceitos como legitimidade, participação popular e pluralismo assumem um novo ...
O Estado Plurinacional é aquele que reconhece a democracia participativa e de diálogo como base da democracia representativa, garantindo a existência de diversas formas de constituição da economia e da família, de acordo com valores tradicionais dos variados grupos.
Os Estados plurinacionais e a afirmação dos Direitos dos Povos Indígenas na América Latina. ... Tal constatação consagra a formação de uma nova política que reconhece os chamados Estados pluralistas, em detrimento aos modelos integracionistas, tendo, como exemplos, o Peru, a Bolívia e o Equador (FAJARDO, 2009).
Entre outros motivos, o texto foi considerado inovador porque estabeleceu a criação de um Estado plurinacional e intercultural. Isso significa que populações indígenas e camponesas passaram a ter participação ampla e efetiva em todos os níveis do poder estatal.
O Estado plurinacional reconhece a democracia participativa como base da democracia representativa e garante a existência de formas de constituição da família e da economia segundo os valores tradicionais dos diversos grupos sociais (étnicos e culturais) existentes.” (MAGALHÃES, 2010).
A Bolívia ter se tornado um Estado plurinacional significa que reconheceu, dentro dos seus limites, a soberania de algumas outras nações, de modo que o Estado boliviano passou a defender, também, o interesse destes povos que a compõe.
Estado Plurinacional da Bolívia - País da América do Sul.
boliviano
Converter Real brasileiro para Bolíviano da Bolívia
Conversão de Pesos Bolivianos (BOB) para Reais Brasileiros (BRL)