Para Aristóteles, o comportamento político pode ser organizado em três formas principais: a monarquia (governo de um só), a aristocracia (governo dos melhores) e a república (governo de muitos).
Dessas formas originam as práticas governamentais, que são as características de cada governante. São formas de governo: a monarquia, o anarquismo e a república. E são práticas governamentais: o absolutismo, a democracia, o parlamentarismo, a aristocracia, o presidencialismo e o totalitarismo.
Em ciência política, chama-se forma de governo (ou sistema político) o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade....
Concluímos que Aristóteles elenca três formas de governos puras, a Monarquia, a Aristocracia e o Governo Constitucional (Democracia). Disserta também sobre as três formas corrompidas, a Tirania, a Oligarquia e Democracia (Demagogia).
Temos, pois, três regimes políticos: a monarquia (poder de um só), a oligarquia (poder de alguns poucos) e a democracia (poder de todos). ... Os outros três modos (tirania, oligarquia e democracia) são deturpações, degenerações dos anteriores, ou seja, não governam em vista do bem comum.
Segundo a tipologia clássica – formulada por Aristóteles –, são três os tipos de poder existentes: o poder paterno, exercido pelo pai sobre o filho no interesse do objeto de seu exercício, ou seja, no interesse do filho; o poder despótico, exercido pelo senhor sobre o escravo no interesse do sujeito que o exerce, ou ...
Segundo Aristóteles, não se deveria classificar a democracia como o Governo que a maioria domina, pois mesmo que, em uma cidade, a maioria dos indivíduos fosse rica e eles dominassem isso seria chamada de uma democracia, mesmo tendo uma maioria seria uma oligarquia, pois o poder estaria nas mãos, somente, dos ricos.
Um novo príncipe poderia conseguir um principado por conquista, por fortuna (sorte) ou por virtù.
Maquiavel acreditava que a forma perfeita de governo republicano é aquele que apresenta características monárquicas, aristocráticas e populares de forma harmoniosa e simultânea, ou seja, uma república mista.
Para o filósofo, os governos devem governar em vista do que é justo, de interesse geral, o bem comum. Segundo Aristóteles existem três formas de governo puras. A monarquia: onde o governo de apenas um sobre os demais indivíduos. ... O governo constitucional: em que a maioria governa a cidade para o bem de todos.
Aristóteles defende que o ser humano é por natureza um ser social, já que para de deselvolver não pode ficar isolado. E a sociedade deve ser organizada conforme essa mesma natureza.
Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica. ... A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.
Talvez, a principal divergência tenha sido a de que Platão era um idealista e Aristóteles, um realista, definições que podem ser contestadas. “Platão seria tido como um idealista e Aristóteles, um realista. ... Já o pensamento de Aristóteles parte da experiência sensível, do tangível.
Resposta. Resposta: Discípulo de Platão, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) estudou e deu aula na Academia de Platão. ... Talvez, a principal divergência tenha sido a de que Platão era um idealista e Aristóteles, um realista, definições que podem ser contestadas.
Platão e Aristóteles são semelhantes em relação a existência do homem contemplado no mundo e o significado dessa existência. Ambos tentaram entender o que significa estar ciente de uma existência e como a existência está relacionada com a dos outros. Platão foi aluno de Sócrates, Aristóteles foi um estudante de Platão.
Na verdade, eles eram contraditórios no pensamento. Platão pensava que os sentidos não trariam o conhecimento. Já Aristóteles era prático e dizia que os sentidos eram a principal fonte de conhecimento empírico que temos.
1- Acredito que a maior diferença entre o pensamento de Sócrates e o de Platão consiste que enquanto aquele acreditava ser possível encontrar respostas (pelo método da maiêutica, com o uso da ironia, etc), este sabia que tal feito não seria possível, já que vivemos em um mundo imperfeito (o concreto) e a perfeição só ...
Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz. Temos também, como terceira definição, o amor Ágape.