SQL ou Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada) é uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional.
ORDER BY palavra-chave é usado para classificar o conjunto de resultados de acordo com uma coluna ou várias colunas.
A linguagem SQL é dividida em subconjuntos de acordo com as operações que queremos efetuar sobre um banco de dados, tais como:
Pode-se conhecer o número do contribuinte do IPTU (também chamado de número do cadastro do imóvel ou SQL) desde que o documento apresentado pelo interessado possibilite a localização conclusiva do imóvel urbano, a partir dos elementos gráficos e cadastrais disponíveis em relação à área.
O curso de tecnólogo em Banco de Dados prepara profissionais capazes de projetar, desenvolver, implantar e gerenciar bases de dados. O cálculo e as linguagens de computação estão presentes durante todo o curso. Os alunos precisam estudar diversas plataformas, estruturas de desenvolvimento e administração de sistemas.
O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se ...
Banco de Dados Oralce (Oracle Database) é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB) - isso é, um software que permite a administração de dados computacionais - multiplataforma e de natureza objeto-relacional comercializado pela Oracle Corporation.
Já os SGBDs NoSQL (Not Only SQL) é o termo utilizado para banco de dados não-relacionais de alto desempenho, onde geralmente não é utilizado o SQL como linguagem de consulta. Estes bancos utilizam diversos modelos de dados incluindo documentos, gráficos, chave-valor e colunares.
Os bancos de dados de pesquisa NoSQL são projetados para análise de dados semiestruturados. O modelo relacional normaliza dados em tabelas, compostas por linhas e colunas. Um esquema define estritamente tabelas, colunas, índices, relações entre tabelas e outros elementos do banco de dados.
O NoSQL é mais indicado para aqueles sistemas que tenham necessidades maiores de armazenamento e desempenho. O NoSQL não veio para substituir o SQL, mas sim para oferecer mais uma alternativa de um banco de dados mais flexível no suporte de dados.
Bancos de Dados NoSQL oferecem 4 categorias de bancos de dados não-relacionais:
O termo NoSQL refere-se a armazenamentos de dados que não usam o SQL para consultas, mas usam outras linguagens de programação e constructos para consultar os dados. ... Na prática, "NoSQL" significa "banco de dados não relacionais", mesmo que muitos desses bancos de dados deem suporte a consultas compatíveis com SQL.
Para trabalhar com um banco SQL (Relacional) a primeira coisa que voce precisa fazer é projetar a estrutura do banco, isto é, voce não consegue inserir um dado se não tiver previamente definido os "esquemas" das tabelas, enquanto que na tecnologia NoSQL (Não relacional). isto não é necessário.
Possíveis razões para usar um Banco Não Relacional
Bancos de dados relacionais são fundamentados no paradigma da orientação a conjuntos. ... Eles costumam ser mais utilizados para dados tabulares, de fácil inserção e recuperação. Sua linguagem é o SQL (Structured Query Language) e seus principais representantes são Oracle, SQL Server, MySQL e PostgreSQL.