Ossos longos: Possuem a função de proteger os órgãos vitais sobre a largura e a espessura. As extremidades são chamadas de epífises e distal e o corpo do osso é chamado diáfise. Exemplo: fêmur; ... Ossos sesamóides: Ossos que se desenvolvem no interior de tendões.
O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.
Entre as principais funções desempenhadas pelo esqueleto, podemos citar:
O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens, além dos ligamentos e tendões. O esqueleto é responsável por sustentar e dar forma ao corpo....Esqueleto Axial
O esqueleto humano é um conjunto formado por mais de 200 ossos, que garantem nossa movimentação, protegem órgãos internos essenciais e armazenam sais minerais. O esqueleto humano é um conjunto formado pela união de ossos e cartilagens, formando uma estrutura extremamente importante para os seres humanos.
A estrutura craniana é formada por 22 ossos, sendo oito deles da caixa craniana e 14 da face. “Entretanto, a contagem pode aumentar para 28 se considerarmos os três ossículos de cada orelha, que não ajudam a compor o crânio, mas estão contidos nele, no interior dos ossos temporais”, conclui Cardoso.
O Crânio. Dividi-se, para estudo, em ossos da face e ossos do crânio propriamente dito. Ele pode ser dividido em calota craniana ou calvária e base do crânio. A calvária é a parte superior do crânio e é formada pelos ossos: Frontal, Occipital, e Parietais.
Os membros inferiores são formados pela cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé. Na cintura pélvica, é possível observar dois ossos do quadril, os quais se unem posteriormente ao osso chamado de sacro. Cada osso do quadril é formado por três ossos, que são fusionados em adultos: o ílio, ísquio e púbis.