O salto em altura consiste de quatro fases, sendo respectivamente a corrida de aproximação, o salto em si (impulsão, elevação, transposição) e a queda.
As fases do salto estilo "flop" são: corrida, aproximação, impulsão, elevação, transposição e queda. A corrida feita em trajetória curva possibilita uma impulsão mais diretamente embaixo do quadril, diferentemente dos outros estilos.
As provas de salto dividem-se em: provas de salto vertical e de salto horizontal. As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal abrangem o salto em distância e o salto triplo.
O salto em altura é uma disciplina do atletismo cujo objetivo é passar a fasquia, colocada o mais alto possível, sem a derrubar. A forma de transpor a fasquia pode ser diferente de acordo com a técnica utilizada, nomeadamente tesoura, rolamento ventral ou fosbury flop.
Sueco acerta marca no segundo salto e quebra recorde de 26 anos do ucraniano Sergey Bubka na etapa de Roma. O sueco Armand Duplantis entrou para a história do atletismo ao quebrar o recorde mundial do salto com vara com o salto de 6,15m, nesta quinta-feira, na etapa de Roma da Diamond League.
O estilo tesoura é a técnica mais simples e natural de se transpor o sarrafo. No entanto, não permite transpor grandes alturas. ... Observaram que no estilo tesoura o atleta mantém o tronco na vertical. Pensaram, então, num tipo de salto em que o tronco do atleta não ficasse na vertical.