De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:
A melancolia se manifesta como uma apatia generalizada, uma total ausência de ânimo. A inércia e o tédio também são características marcantes de um indivíduo melancólico. Viver na melancolia é como se preencher de um vazio. O melancólico não se revolta, não se agita externamente, não lida com crises e surtos.
Hipócrates
A expressão "estruturas da personalidade" refere-se àquelas características estáveis da personalidade. As diferentes teorias da personalidade se diferenciam quanto às estruturas consideradas como base para o estudo: Traços ou disposições referem-se à consistência das reações de um indivíduo a diferentes situações.
Segundo a doutrina dos quatro humores, o sangue é armazenado no fígado e levado ao coração, onde se aquece, sendo considerado quente e úmido; a fleuma, que compreende todas as secreções mucosas, provém do cérebro e é fria e úmida por natureza; a bile amarela é secretada pelo fígado e é quente e seca, enquanto a bile ...
A teoria humoral (ou teoria dos temperamentos) constituiu o principal corpo de explicação racional da saúde e da doença entre o século IV a.C. e o século XVII. Sua origem é normalmente atribuída ao Corpus Hippocraticum e boa parte de seu desenvolvimento teria sido continuado por Galeno.
Exemplos de paradigmas científicos para o estudo da personalidade são: o paradigma psicoanalítico, o interacionista, o comportamental, o evolucionista e o cognitivista.