Em média, um ovo de galinha é composto por água (75%), proteínas (13%) e gorduras (11%), e pequenas quantidades de hidratos de carbono, minerais e vitaminas (Tabela 1).
Na clara do ovo encontra-se em maior proporção, do que na gema, uma proteína chamada albumina e esta proteína é formada por todos estes aminoácidos essenciais. Entre as funções da albumina é possível citar a síntese e recuperação do tecido muscular, além de transporte de ácidos graxos e produção de hormônios.
Energia Kcal 72 143 Proteina g 6,3 12,56 Carboidrato g 0,4 0,72 Gordura total g 4,8 9,51 monoinssaturada g 1,8 3,6 polinssaturada g 1 1,9 Gordura saturada g 1,6 3,1 Gordura trans g 0 0 Colesterol mg 186 372 Colina mg 126 293 Riboflavina (B2) mg 0,2 0,45 Cianocobalina(B12) µg 0,5 0,89 Ácido fólico (B5) µg 24 0 Vit.
Contém vitaminas do grupo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D. Contém minerais como o magnésio, o potássio, o selênio, o zinco, o fósforo e o ferro. A maioria dos componentes estão na gema, se bem que a clara é a parte que mais contém proteínas.
Explicação: Com relação às carnes, aves e peixes, eles fornecem proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e zinco. Os outros alimentos deste grupo – feijões, ovos e nozes – são similares à carne no que se refere a proteínas e à maioria das vitaminas e minerais.
O feijão é bom para a saúde porque ele fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom ...
1- a) Nós ovos os principais nutrientes presentes são as vitaminas A, D, E, do grupo B, e sais minerais, como o ferro, o fósforo, o zinco e o selênio. Ele combate a anemia, dá energia para o corpo, ajuda na contração muscular, auxilia na absorção de cálcio e ainda fortalece o sistema imunológico.
Trocar carne por ovos traz economia e garante nutrientes
Conheça os 8 grupos alimentares
Frutas ácidas
Frutas e vegetais contêm uma variedade de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes. Comer a quantidade recomendada de frutas e vegetais por dia pode reduzir o risco de doenças crônicas. Os vegetais são ricos em vitamina A, vitamina C, fosfato, fibra e potássio.
Classificação dos nutrientes Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.
Para aproveitar os alimentos, nosso corpo conta com o sistema digestório, que é responsável por quebrá-los em porções menores para serem aproveitadas pelo organismo. A porção do alimento que é aproveitada pelo corpo é denominada de nutriente.
Como as vitaminas, os sais minerais também são essenciais para regular as funções do corpo. Existem oito principais tipos de minerais, são eles: cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, iodo, magnésio e enxofre. A seguir você conhecerá detalhadamente cada um deles.
Macronutrientes
Os macronutrientes são a proteína, o carboidrato e a gordura. A proteína controla a produção de músculo, a produção de células de defesa, além de regular a pressão arterial. O carboidrato tem papel energético. As gorduras são responsáveis pela assimilação de vitaminas e tbm participa no fornecimento de ácidos graxos.
Existem quatro nutrientes que têm calorias. Os mais conhecidos são carboidratos, proteínas e gorduras. Mas, além deles, o álcool também fornece energia, ou seja, engorda se ingerirmos mais do que deveríamos. Carboidratos e proteínas têm, aproximadamente, 4 kcal por grama.
Resposta. Função Construtora ou Plástica: ... Função Energética: As proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras fornecem a energia necessária a todos os processos (por exemplo, andar) e reações do organismo (por exemplo, respirar).
Um aminoácido não essencial é aquele que o organismo considerado (normalmente, o humano) é capaz de sintetizar para o seu funcionamento. O organismo humano é capaz de sintetizar cerca de metade dos vinte aminoácidos comuns. Tem então de obter o restante através da dieta, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas.