Há grande população jovem. Fase 2 (ou moderna): taxas de mortalidade caem rapidamente devido à maior oferta de alimentos e de melhores condições sanitárias. ... Fase 4 (ou pós-industrial): taxas baixas de natalidade e mortalidade. Taxas de fecundidade ficam abaixo da taxa de reposição populacional.
Vem ver!
Transição demográfica no Brasil O Brasil encontra-se, atualmente, na terceira fase do processo de transição demográfica. Isso significa que, de acordo com os últimos dois censos demográficos (2000 e 2010), o país está em um período de desaceleração do crescimento populacional.
Também conhecida como Pré-Transição, a primeira fase da Transição Demográfica é marcada por elevadas taxas de natalidade e mortalidade, o que culminou em um pequeno crescimento populacional. Essa fase caracteriza populações que se concentram no meio rural, onde não há as facilidades da vida urbana.
1ª fase – Pré-transição A primeira fase da transição demográfica, também chamada de pré-transição, ocorre quando há um certo equilíbrio entre as taxas da natalidade e mortalidade, porém ambas com valores muito altos.
A transição demográfica considera que a explosão demográfica é um fenômeno transitório, geralmente causado pelo desenvolvimento econômico e social das nações, o que resulta na queda imediata das taxas de mortalidade, o que eleva o número de habitantes.
1) 1) como resultado da transição demográfica brasileira, é correto afirmar que: * 1 ponto a) a população de crianças e jovens tem aumentado proporcionalmente. b) a população absoluta brasileira tem aumentado em um ritmo mais acelerado nas últimas décadas.
A transição demográfica consiste na mudança de local, como a migração. Essa saída pode ter várias causas, como as condições da natureza (chuvas fortes, tornados, enchentes), a busca de oportunidade de emprego e vida melhor, etc.
A transição demográfica mostra quando a idade da população está sendo ou foi alterada, no momento por exemplo o Brasil está passando por uma transição demográfica.
A evolução das taxas de mortalidade, natalidade e fecundidade a partir de 1950 caracteriza o processo de transição demográfica no Brasil. De uma população predominante jovem em um passado nem tão distante, observa-se, nos dias atuais, um contingente, cada vez mais importante, de pessoas com 60 anos ou mais de idade.
Resposta. Transição demográfica é um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores. Fase com elevadas taxas de natalidade compensadas por altas taxas de mortalidade.
Os problemas são: explosão demográfica, superpopulação e aumento do desemprego.
Resposta. O Brasil vive na fase 3 de transição.
Países menos desenvolvidos tende a ter uma elevada natalidade e uma baixa expectativa de vida. Por isso, a base será larga e o topo estreito.
Pirâmides etárias dos países desenvolvidos Nesses países, as taxas de natalidade e de mortalidade são baixas, o que sugere um baixo crescimento vegetativo (diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade). As pirâmides desses países apresentam, comumente, bases estreitas, ou seja, o número de jovens é menor.
A pirâmide de um país desenvolvido é a que apresenta um número médio, com a idade de pessoas de 0 - 15 anos, e, além disso, as taxas de mortalidade, são menores, fazendo com que o topo das pirâmides seja semelhante a parte baixa. Então com isso, a piramide de um país desenvolvido tem um formato levemente ovalado.
As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo.
Pirâmides Etárias Em sua composição, os homens são representados do lado esquerdo e as mulheres do lado direito. O eixo das ordenadas representa as faixas etárias, sendo que a base da pirâmide representa a população jovem; a parte intermediária simboliza a população adulta e o ápice corresponde à população idosa.
A pirâmide etária do Níger, é marcada principalmente por uma base muito larga, isso indica que, a taxa de natalidade é alto, mas que a população diminui com o passar da idade, esse tipo de pirâmide é clássica de países subdesenvolvidos.
Elas são divididas em quatro tipos principais. Sua análise permite observar a dinâmica populacional no que diz respeito aos indicadores sociais como expectativa de vida, taxa de natalidade (número de crianças nascidas vivas em um ano), taxa de mortalidade (número de óbitos no período de um ano).
Expectativa de vida, taxa de natalidade (crianças, jovens, adultos, idosos), predominância do sexo masculino e feminino, etc.
Criar uma pirâmide de população
Os problemas que podem ser causados por esse fator é a quebra na previdência social já que, exitem mais pessoas desfrutando da previdência do que contribuindo, E os altos investimentos necessários na saúde e no bem estar dessa população mais velha.
Como a estrutura etária de uma população afecta o seu crescimento ou declínio. ... Crescimento lento: países onde a população cresce entre 0,3 a 1,4% ao ano. Estável: países onde a população tem um crescimento zero ou nulo, entre 0 e 0,2% ao ano. Declínio: países onde a população tem um "crescimento negativo".
Logo, se há muitas pessoas na base, representando os mais jovens, e poucas no topo, que é a população idosa, percebe-se que a expectativa de vida dessa população é baixa, ou seja, essa relação entre a pirâmide e expectativa de vida sempre se dá pela análise da forma da pirâmide.
A Pirâmide Etária consiste em uma forma de apresentar dados estatísticos que correlacionam sexo e idade de uma população. ... A base da pirâmide reflete a taxa de natalidade enquanto o topo da pirâmide reflete a expectativa de vida e a taxa de mortalidade.