O termo consoante também é usado para classificar as letras do alfabeto, por causa do som que elas representam. No alfabeto português, são chamadas de consoantes: B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z .
Diferença entre vogais e consoantes
Função das consoantes na Língua Portuguesa As atuais letras consonantais da Língua Portuguesa são B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X e Z. Contudo, deve-se atentar para as letras H, W e Y. As letras W e Y, que foram recém incluídas no alfabeto brasileiro, podem ser consideradas vogais.
Com quatro consoantes juntas existem muitas palavras na língua portuguesa. Eis alguns exemplos: abstracção, abstracto, abstruso, construção, construir, instrução, instrumento, instrutor, monstro, monstruosidade, obstrução, obstruir, obstrutor.
A Separação Silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. Vale lembrar que não existe sílaba sem vogal, visto ela ser a base da sílaba, ou seja, a vogal é um elemento obrigatório.
Ditongo formado por 'u' + vocal, antecedido de 'g' ou 'q': 'que'. As combinações 'qu' e 'gu' não são separáveis da vogal ou ditongo que lhes sucede, independentemente de o u ser ou não pronunciado.
Aprenda Uma Maneira Fácil Para Que Crianças das Séries Iniciais Separem Palavras em Sílabas.
Paraguai: Pa – ra – guai (tritongo oral);
gua
Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam).
A palavra Uruguai possui um tritongo em sua última sílaba (uai). O tritongo é um tipo de encontro vocálico caracterizado pela união de uma semivogal a uma vogal e outra semivogal. Em Uruguai, a primeira semivogal é "u", a vogal é "a" e a segunda semivogal é "i".
Exemplos: Paraguai. Para ser classificado um tritongo a união da vogal com as semivogais deve estar na mesma sílaba. ... Tritongo é o encontro de uma semivogal com uma vogal e outra semivogal (SV+V+SV). Exemplos: Pa-ra-guai, i-guais, quais, U-ru-guai (uai = [u] e [i] são semivogal e [a] é vogal).