Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.
Em 1965, na Conferência em Educação, na Universidade de Keele, na Grã-Bretanha surgiu o termo “Educação Ambiental”. ... Foi um evento realizado pela ONU que reuniu representantes de 113 países e gerou um dos documentos mais importantes para o movimento ambientalista, a 'Declaração sobre o Ambiente Humano'.
A Educação Ambiental Conservadora é a perspectiva da E.A que busca oferecer informações sobre o meio ambiente, pois enxerga uma urgência de conscientizar pessoas de todas as classes sociais sobre os problemas ambientais.
A Ecopedagogia pode ser vista como um movimento pedagógico ou como uma abordagem curricular. ... - Educação ambiental seria algo voltado para a preservação do ambiente e a Ecopedagogia é voltado para uma mudança na essência do ser, considerando todos os seres da mãe Terra.
A Ecopedagogia, também conhecida como Pedagogia da Terra, entendida como movimento pedagógico, abordagem curricular e movimento social e político, representa um projeto alternativo global que tem por finalidade promover a aprendizagem do sentido das coisas a partir do cotidiano e a promoção de um novo modelo de ...
A ecopedagogia diz respeito a ações pedagógicas que primem pela educação ambiental, no sentido de estimular a conscientização dos individuos sobre a importância da preservação ambiental.
Planetariedade: A sustentabilidade refere-se ao próprio sentido do quem somos, de onde viemos e para onde vamos, como seres do sentido e doadores de sentido de tudo o que nos cerca. Planetaridade: A Terra é um “novo paradigma”. O tema cidadania planetária também pode ser discutido a partir desse termo.
Ecopedagogia: A nova linguagem da Educação Ambiental. Neste sentido a ecopedagogia traz como enfoque a planetaridade, educação para o futuro, cidadania planetária, virtualidade e a Pedagogia da Terra, ou seja, todos estes conceitos tem como finalidade a discussão dos paradigmas da Terra como uma comunidade global.
Assim, a ecopedagogia serve como fundamento teórico e prático na construção de uma educação para a sustentabilidade. A busca pela construção de um mundo sustentável onde o cuidado com o planeta e com o outro estejam presentes nas práticas das pessoas é uma das finalidades da ecopedagogia.
a ) "Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade."১৬ মার্চ, ২০১৯
A Carta da Terra é um documento, proposto durante a Rio-92, voltado para assuntos acerca de uma sociedade global pacífica, justa, sustentável. ... Os principais temas abordados pelo documento são: direitos humanos, democracia, diversidade, desenvolvimento econômico e sustentável, erradicação da pobreza e paz mundial.
Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico eqüitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis.
Junto com o processo de consulta para a redação da Carta da Terra, as mais importantes influências que dão forma às suas ideias e valores são a ciência contemporânea, as leis internacionais, os ensinamentos dos povos indígenas, a sabedoria das grandes religiões e tradições filosóficas do mundo, as declarações e ...
Os índios e as mulheres foram incluídos na Carta da Terra porque são grupos da sociedade que por muito tempo foram marginalizados e tratados de forma injusta, o que gera a necessidade de debater esse processo histórico e pensar nas alternativas para uma solução.
A carta certifica que objetivos como: a democracia, a erradicação da pobreza, a paz, a proteção ecológica, o desenvolvimento econômico equitativo e o respeito aos diretos humanos são recíprocos e indivisíveis.
São Paulo, 1997. SÃO PAULO. Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Carta da Terra.
Utilize com cuidado o que a natureza nos oferece: água, terra, ar... E defenda a idéia de que todos têm direito a esses bens naturais. Sobre os seres vivos que fazem parte da sua comunidade e dos que vivem em outros lugares do planeta. Conheça e valorize o lugar onde vive e compartilhe com outros o que você sabe.
2000
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. ... O projeto começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil.
As atividades da Carta da Terra/Agenda 21 envolvem toda a comunidade escolar e estão sempre relacionadas aos currículos escolares. ... Nossa intenção é construir conhecimentos que possam ser multiplicados e revertidos em ações em prol de um mundo socialmente justo e ambientalmente sustentável.
A missão da Carta da Terra Internacional é contribuir com a transição a formas de vida sustentáveis no planeta.
Efetivamente, por 2 anos, ocorreram reuniões que envolveram 46 paises e mais de cem mil pessoas, desde favelas, comunidades indígenas, universidades e centros de pesquisa até que em inícios de março de 2000 no espaço da Unesco em Paris o texto final da Carta da Terra foi aprovado.