De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
As bactérias autotrófas poder ser fotossintetizantes ( realizam fotossíntese utilizando a energia luminosa) ou aquelas que utilizam a energia liberada em reações de oxi-redução, para produzir seu alimento. As bactérias heterótrofas podem se alimentar de matéria orgânica morta ou de animais e plantas.
Crescimento microbiano – refere-se ao aumento do número e não do tamanho das células. A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5. OSMOADAPTAÇÃO. O período da divisão celular depende do tempo de geração de cada bactéria.
E, de acordo com o seu ótimo, podemos classificar os microrganismos como termófilos, cujo ótimo se localiza em torno de 60°C; psicrófilos, ótimo em 10°C; mesófilas, ótimo está entre 20 e 40°C; e psicrotróficos, temperatura ótima entre 25 e 30°C, mas crescem sob refrigeração.
A escala de pH. (Fonte: Madigan et al., 2004). Maior parte das bactérias cresce entre pH 6,5 e 7,5. Acidófilos: muitos fungos (pH ótimo em torno de 5 ou inferior), vários gêneros de Archaea.
A fase log ou de crescimento exponencial corresponde ao período em que as células iniciam seu processo de divisão atingindo um tempo de geração constante. ... Na fase estacionária, o número de indivíduos que morrem é equivalente ao número de células novas e a população se torna estável.
Fase de “lag”: Nesta fase os microrganismos não revelam um aumento de número em determinações de massa, toda via, geralmente demonstram que há um aumento, reflexo de um aumento no tamanho dos indivíduos.