4 resposta(s) - Contém resposta de Especialista. Os estados em que essas entradas não podem ocorrer são os estados de circuito sequencial. Além disso, esse estado, por estar em sequência, não diferencia a lógica positiva da negativa. O flip-flop SR é composto por duas entradas, S (set) e R (reset), além do clock.
A diferença básica entre um Flip-Flop assíncrono e um síncrono é que no Síncronos- todos os FFs são comandados pela mesma forma de onda de sincronização e no Assíncronos- não tem sincronismo de relógio, são também chamados Circuitos Seqüenciais “Modo Nível” ou “Modo fundamental”.
Os contadores podem ser SÍNCRONOS, quando existe um sinal de clock único externo aplicado a todos os estágios ao mesmo tempo. Os contadores também podem ser ASSÍNCRONOS, quando existe o sinal de clock aplicado apenas ao primeiro estágio. ... Por exemplo, um contador de módulo 8 é um contador que pode contar até 8.
O sinal de clock é um trem de pulsos retangulares ou uma onda quadrada. Transição positiva (borda de subida): pulso do clock vai de 0 a 1. Transição negativa (borda de descida): pulso do clock vai de 1 a 0.
Um circuito combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas as quais determinam os valores das saídas diretamente a partir dos valores atuais das entradas. ... Um circuito seqüencial, por sua vez, emprega elementos de armazenamento denominados latches e flip-flops, além de portas lógicas.
Circuitos Combinacionais são aqueles em que o sinal de saída depende única e exclusivamente das combinações dos sinais de entrada. ... Estes circuitos são denominados circuitos seqüenciais. Os circuitos seqüenciais possuem, além de portas lógicas, algum tipo de dispositivo de memória.
O comportamento de um circuito seqüencial assíncrono depende da ordem segundo a qual as entradas mudam e o estado do circuito pode se alterar a qualquer tempo, como conseqüência de uma mudança de suas entradas.
Lembre que é a tabela verdade quem descreve o todo o funcionamento lógico de um circuito digital combinacional, ou todo o comportamento de uma equação lógica. Assim, a tabela verdade deve contemplar todas as possibilidades de entrada do circuito/equação e cada saída correspondente.
A tabela verdade corresponde às saídas de um sistema para todas as combinações de entrada. Primeiramente temos que definir quantas combinações teremos nesta tabela. Como temos 3 entradas podemos definir este número da seguinte forma: 2^n -> onde n é o número de entradas do sistema.
Simbologia. Num circuito eletrônico, a porta E é representada por um dos símbolos abaixo, onde A e B são entradas, e a saída é dada por Y = A.B. A operação lógica E, então, é representada pelo sinal de multiplicação: "."./span>
As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos. Em eletrônica digital apenas dois niveis são permitidos, “0” e “1”. Zero representa tensão de 0 V, enquanto que “1” representa uma tensão de 5 V no padrão TTL.
Portas Lógicas
Porta lógica AND (E) (também é chamada de conjunção lógica) é uma operação lógica em dois operandos que resulta em um valor lógico verdadeiro somente se todos os operados tem um valor verdadeiro. ... A saída S será um bit em nível lógico baixo pois, 1 x 0 = 0, logo S = 0.
Como é representado o termo “informação” dentro do conceito de portas lógicas? a. Uma informação de um dado é representada somente por símbolos octais. ... Uma informação de um dado é representada por simples expressões matemáticas./span>
Em circuitos digitais , um nível lógico é aquele de um número finito de estados que um sinal digital pode habitar. Os níveis lógicos são geralmente representados pela diferença de tensão entre o sinal e o terra , embora existam outros padrões./span>
1. A saída de uma porta AND é nível ALTO apenas quando todas as entradas estiverem em nível ALTO. ... A saída de uma porta AND é nível BAIXO quando uma ou mais entradas estiverem em nível BAIXO./span>
PORTAS LÓGICAS AND, OR E NOT.
A porta XOR (Exclusive OR / OU Exclusivo) é uma porta de duas entradas que produz em sua saída o nível lógico 1 quando suas entradas tiverem valores diferentes entre si, e o nível lógico 0 zero) quando as entradas forem iguais./span>
dois estados (1s e 0s) em relação ao tempo? Um diagrama de tempos.
Os circuitos digitais ou circuitos lógicos são definidos como circuitos eletrônicos que empregam a utilização de sinais elétricos em apenas dois níveis de corrente (ou tensão) para definir a representação de valores binários.
As famílias TTL (Transistor-Transistor Logic) e ECL (Emitter Coupled Logic) usam transistores bipolares como seu principal componente, enquanto as famílias PMOS, NMOS e CMOS usam os transistores unipolares MOSFET (transistor de efeito de campo construído segundo a técnica MOS - Metal Oxide Semicondutor) como seu ...
Vários circuitos podem ser formados com esses dispositivos tais como circuitos de computadores eletrônicos, sistemas de chaveamento telefônico, dispositivos ou sistemas de controle em geral (elevador, display digital, etc), etc.
TTL é a sigla de Transistor–transistor logic ( Lógica transistor-transistor ), é uma classe de circuitos digitais construídos a partir de transistores bipolares de junção (BJT) e resistores./span>
Componentes digitais do tipo TTL (Transistor-Transistor Logic) são formados em sua lógica por transistores e resistores, o que os tornam consumidores de energia maiores que os CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor), porém mais rápidos./span>
Esta família é principalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial. Assim, podemos rapidamente associar qualquer componente que comece pelo número "74" à família TTL. Na figura 1 mostramos uma porta típica TTL.
As famílias TTL e ECL utilizam transistores como elemento principal. Já as famílias PMOS, NMOS e CMOS utilizam MOSFET como elemento principal. Estudaremos as principais características de cada uma dessas famílias.