Uma empresa gera um passivo ambiental quando, por meio de suas atividades, agride de algum modo ou ação o meio ambiente. Se a organização não implanta nenhum projeto para reverter tais prejuízos, poderá sofrer multas ou ter que arcar com indenizações.
3.
A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
[EcoDebate] Ativos ambientais são os bens e direitos mensuráveis monetariamente de propriedade dos empreendimentos que representam benefícios presentes e/ou futuros, os recursos das empresas para a preservação, minimização e recuperação das características e da qualidade ambiental.
1.
Ativo x Passivo Ambiental Imobilizado – compra de itens que contribuem para a manutenção das atividades da empresa, escolhidos com objetivo de reduzir os danos ambientais. ... Diferido – Despesas relacionadas a pesquisas e reestruturação de processos, com resultados que amenizam os prejuízos ao meio ambiente.
Todos os custos envolvidos no processo de preservação do meio ambiente são considerados custos ambientais. Os custos podem ser internos, relativos a prevenção, redução, controle e documentação dos riscos ambientais; ou externos, atividades de tratamento dos resíduos, além de ações de saneamento e descontaminação.
O objetivo da contabilidade ambiental é justamente registrar e controlar os dados relacionados às ações empresariais que afetam o ambiente. Para isso, o profissional deve determinar as informações contábeis que garantem um lucro sustentável.
Conforme definição do CPC 29, ativo biológico é um animal e/ou planta, vivos e, segundo Ibracon, 2008, ativo biológico é tudo que nasce, cresce e morre. ... Enquanto árvore na plantação trata-se de ativo biológico, já no momento em que esta árvore é cortada e transforma-se em madeira passa a ser um produto agrícola.
Ativo biológico é todo ser vivo (plantas e animais) que, depois do processo de colheita ou de produção, tornam-se produtos agrícolas, devendo ser aplicada sobre eles uma avaliação de valor justo. Essa transformação em ativo acontece quando a vida do ser vivo passa por um processo de degeneração, até chegar ao fim.
De acordo com o CPC 29, os ativos biológicos são seres vivos (plantas e animais), que, após o processo de colheita, tornam-se produtos agrícolas, devendo ser aplicada sobre eles uma avaliação de valor justo.
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil, e as respectivas divulgações, relacionados aos ativos biológicos e aos produtos agrícolas. (b) ativos intangíveis relacionados com atividades agrícolas (ver CPC 04 – Ativo Intangível).
O que o CPC 29 considera como produção agrícola? Aquela obtida no momento e no ponto de colheita dos produtos advindos dos ativos biológicos da entidade. ... Tem uma probabilidade remota de ser vendida como produto agrícola, exceto para eventual venda como sucata.
A planta portadora é definida como “uma planta viva que: (a) é utilizada na produção ou no fornecimento de produtos agrícolas; (b) é cultivada para produzir frutos por mais de um período; e (c) tem uma probabilidade remota de ser vendida como produto agrícola, exceto para eventual venda como sucata” (CPC 29, p.
“Ativo biológico é um animal e/ou uma planta, vivos.” “Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico.” “Colheita é a extração do produto de ativo biológico ou a cessação da vida desse ativo biológico.”