Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.
Relações desarmônicas são interações entre seres vivos e que causam prejuízo a um dos indivíduos. Exemplo: canibalismo, predação, competição, parasitismo, amensalismo. Essas relações podem ocorrer entre seres da mesma espécie ou de espécies diferentes.
Resposta. Olá! Relações desarmônicas ou negativas, como o próprio nome já diz, são aquelas na qual pelo menos uma das espécies envolvidas acaba sendo prejudicada. ... Outro tipo de relação desarmônica é o predatismo, onde um animal é predador e o outro, a presa.
Predação: relação interespecifica desarmônica cuja espécie se alimenta de outra. ... Parasitismo: relação interespecifica desarmônica obrigatória a qual o parasita pega nutrientes de outra espécie. Embora os parasitas possam causar a morte dos hospedeiros, de modo geral trazem-lhe apenas prejuízos.
Qual é o papel das relações desarmônicas na manutenção do equilíbrio ecológico? As relações desarmônicas atuam na regulação do tamanho das populações naturais, impedindo o crescimento exponencial das mesmas. Portanto contribuem para evitar superpopulações, fato que poderia prejudicar a população.
Predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica, ou seja, uma relação ecológica em que apenas uma espécie é beneficiada. Nesse tipo de interação, indivíduos de uma espécie (predadores) matam e se alimentam de indivíduos de outra espécie (presa).